Novembro Azul: tempo de atenção ao câncer de próstata

Visitas anuais ao urologista evitam que o homem seja surpreendido com um diagnóstico avançado


Publicado em 7 de novembro de 2014
pauta novembro azul

Medicações têm evoluído, mas prevenção é essencial, ressalta médico

Após o Outubro Rosa, começa o Novembro Azul. Neste mês, várias ações são dedicadas à prevenção do câncer de próstata. Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, superado apenas pelo câncer de pulmão, ao final de 2014 a doença será responsável por mais de 68 mil novos casos, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Especializado, o Instituto Oncoguia reforça o alerta sobre fatores de risco da doença e a necessidade de os homens cuidarem da saúde. “Se o homem tiver, principalmente, casos de câncer na família, ele precisa fazer os exames de PSA (antígeno prostático específico) e toque retal a partir dos 45 anos, ou antes, conforme o médico urologista definir”, adverte a psico-oncologista Luciana Holtz de Camargo Barros, presidente do Instituto Oncoguia.

Visitas anuais ao urologista evitam que o homem seja surpreendido com um diagnóstico de câncer de próstata avançado. No toque, o médico verifica a consistência da próstata, seu tamanho e se existem lesões palpáveis. Em caso de suspeita de câncer, é solicitado o exame de PSA.

“Independentemente da visita ao médico, é importante que o homem tenha alguns cuidados de prevenção, como manter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos”, aconselha Luciana. “Manter o peso dentro dos padrões normais precisa ser prioridade”.

 

NO MUNDO

No mundo, em valores absolutos, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de casos da doença. Cerca de 70% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. A incidência é muito rara em homens com menos de 40 anos, mas a chance de ter a doença aumenta rapidamente após os 50 anos, por isso, recomenda-se a realização de exames de prevenção a partir dessa idade ou no mínimo 45 anos.

 

SINTOMAS

Em estágio inicial, geralmente, o câncer de próstata não causa sintomas. Numa fase mais avançada, na maioria dos casos, os sintomas estão relacionados a obstrução de urina e infecção urinária.

Constantes pesquisas têm possibilitado o desenvolvimento de melhorias na terapia padrão do câncer de próstata, mas a situação no Brasil poderia ser mais alentadora para pacientes que enfrentam a doença metastática.

“As opções de tratamento para o câncer avançado de próstata têm evoluído nos últimos anos e diversas novas medicações são capazes de prolongar a vida de pacientes com doença metastática. Entretanto, destas medicações (Abiraterona, Enzalutamida, Rad223 e Sipuleucel T), apenas uma tem registro na Anvisa”, comenta o médico oncologista Rafael Kaliks, diretor cientifico do Instituto Oncoguia. Para saber mais sobre o tema, é possível acessar o site: www.oncoguia.org.br.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.