Nutricionista orienta sobre consumo adequado do chocolate


Publicado em 18 de abril de 2014

Chocolate amargo é o mais indicado, aponta nutricionista (Foto: Assessoria da Medical)

Chocolate amargo é o mais indicado, aponta nutricionista (Foto: Assessoria da Medical)

Uma dica é comer uma fruta antes ou depois, o que gera competição pela absorção das calorias.

Neste domingo, quando a Páscoa é comemorada, boa parte das casas já tem reservados os ovos de Páscoa, barras de chocolate e bombons. Mas o consumo, mesmo em uma data festiva, requer cuidados para que a saúde não seja prejudicada. De acordo com a nutricionista do Espaço Saúde da Medical, Regina Alves, é possível aproveitar a data com alguns cuidados simples.

O produto tem seus benefícios, isso porque ele é feito à base do cacau. O chocolate amargo 70% é o mais recomendado, pois ele contem maior quantidade de “cacau” do que dos outros ingredientes que são leite, açúcar e gordura.

“Quanto mais adocicado é o chocolate, menos benefícios oferece, pois a quantidade do cacau diminue conforme aumenta a quantidade de açúcar e gordura, por exemplo o chocolate branco “não contem” cacau. Ele contem apenas a “gordura do cacau” entre os outros ingredientes, como leite e açúcar”, ensina.

Todo alimento com excesso de açúcar e de gordura facilita o ganho de peso, o qual está diretamente ligado à inúmeras doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas e doenças ósseas decorrentes da obesidade e, por isso, é importante estar atento.

Para este final de semana, onde o consumo tende a aumentar, a profissionais orienta tentar fracionar o consumo, ou seja, comer um pedaço de cada vez em horários diferentes e não metade do ovo de Páscoa de uma só vez. Antes de comer, ele sugere, tome um copo de água. “Muitas vezes a vontade diminui ou o pedaço consumido será menor devido à redução do espaço no estômago ocupado pela água”.

Outras dicas são ingerir o chocolate como sobremesa e não como refeição e comer uma fruta antes ou depois do consumo do chocolate, assim haverá competição pela absorção das calorias.

O QUE É SAUDÁVEL

Regina explica que o saudável é comer cerca de 20 a 30 gramas de chocolate ao dia e que é melhor consumi-lo após as refeições. “Toda vez que consumimos um doce em jejum, por exemplo, nosso corpo está mais faminto e acaba sendo mais eficiente na absorção da caloria ingerida. Por esse motivo a sobremesa deve ser consumida após uma refeição completa, principalmente com muitos legumes, pois a competição pela absorção será maior”, explicou.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.