O custo dos feriados para o país


Publicado em 22 de novembro de 2019

Quase todo mundo adora feriados. Afinal, num mundo corrido como o nosso, com tantos afazeres, ter a oportunidade de descansar uns dias a mais é sempre um alívio. Quando o feriado cai em dia de semana, então, nem se fale!

Porém, sob o ponto de vista econômico, nem tudo são flores. Um estudo feito pela Federação das Indústrias (Firjan) mostra que não são poucos os prejuízos causados pelos feriados. O excesso de dias de folga tem custo alto para o país, porque os setores da economia deixam de produzir.

Segundo a Firjan, cada dia não trabalhado custa à indústria nacional R$ 5,46 bilhões. Isso sem contar os segmentos de comércio e serviço. Com isso, a indústria brasileira acaba perdendo muito dinheiro.

Tudo isso está no estudo “O Custo Econômico dos Feriados Federais para a Indústria”. São dados técnicos que mostram que os feriados fazem cair a produção, o consumo, o nível de emprego e a arrecadação de impostos.

Descansar é bom e todo trabalhador merece. Mas vale a pena refletir, sobretudo em tempos de crise, que a moeda tem dois lados.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.