O eleitor precisa estar atento


Publicado em 22 de julho de 2016

Os pré-candidatos estão se preparando para concorrer às eleições em outubro. Mas é bom que o eleitor também faça o mesmo, não deixando para a última hora as decisões que envolvem o seu voto e os próximos quatro anos da cidade.

Assim, é bom pesquisar desde já sobre a conduta de cada político, o modo como ele administra as coisas, sua ética pessoal, os relacionamentos que mantém e a forma como vive o seu dia a dia.

Tão importante quanto, é saber se você, eleitor, está em dia com suas obrigações eleitorais. Saber, por exemplo, se está apto a votar e se não tem débito por causa de outras eleições. O cidadão que deixou de votar em anos anteriores e também não justificou a ausência do voto, nos casos previstos em lei, recebe uma multa da Justiça Eleitoral.

Quanto ao título, o eleitor que souber qual é o seu local de votação pode votar até mesmo sem o documento em mãos. Para isso, basta levar um documento oficial com foto. Mas é preciso que ele esteja regularizado.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem uma ferramenta online que permite consultas sobre título, zona eleitoral e endereço das seções de votação. Para isso, entre no site www.tse.jus.br. No local, também é possível verificar se o título está ou não em ordem, entre outras informações.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.