O maior desafio


Publicado em 10 de abril de 2015

Se tem coisas boas na vida, uma é encontrar pessoas cultas que nos ensinam um pouco mais de tudo. Aquela senhorinha sabia disso e um dos grandes conselhos que dava aos seus três jovens filhos era “procurem andar com quem sabe mais que vocês, para que vocês também aprendam mais”. Por isso, toda vez que ela encontrava aquele casal na padaria, ela procurava ficar meio por perto e ouvir o que eles diziam, porque eles sempre diziam coisa boa. A mulher era uma empresária de sucesso e o marido um excelente médico.

Naquela manhã eles já estavam quase saindo, mas ainda assim ela pôde ouvir a frase “…e pode ter certeza que o maior desafio da humanidade de agora em diante não será buscar grandes avanços científicos ou tecnológicos. O grande desafio será lidar com pessoas”- disse o médico ao sair.
Claro que ao chegar em casa, e com todos a mesa para tomar o café, a senhorinha compartilhou o comentário ouvido e todos, marido, filhos e ela, citaram exemplos da dificuldade em lidar com pessoas em todo lugar.

_ Pois é, gente. O maior desafio a partir de agora então é lidar com nós mesmos – acrescentou a sábia senhora. Lidar com nosso “eu”, nossa falta de respeito no trânsito, lidar com nosso egoísmo, intolerância, nossa língua ferina, nossa ausência, nossa consciência confusa de direitos e deveres. E talvez a solução seja se perguntar: “Será que eu sou uma pessoa difícil de lidar? Será que um grande desafio de meus familiares, amigos e colegas de trabalho é lidar comigo?”.
O marido e os três filhos ficaram olhando pra senhorinha, refletindo, cada um lembrando-se de seu próprio “eu” e como é lidar com eles mesmos…

Aos poucos, uns foram levantando e saindo pro trabalho, outros foram enchendo a xicara com mais café, muito café… E a pergunta lançada como desafio pela senhorinha já bem vivida, ficou no ar. Essa resposta ela não precisava ouvir, ninguém precisa. A resposta cada um tem dentro de si mesmo.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.