O que é Neuropsicologia?


Publicado em 4 de abril de 2014

Com o avanço das pesquisas nas áreas da saúde, os diagnósticos estão cada vez mais precoces possibilitando intervenções e resultados eficazes. Neste sentido, neurologistas e psiquiatras infantis solicitam a avaliação neuropsicológica que é realizada por profissionais graduados em Psicologia e que tenham especialização em Neuropsicologia.

A avaliação neuropsicológica busca investigar quais as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas. Através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas.

O neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas. A avaliação neuropsicológica tem por objetivo poder coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão da extensão das perdas e explorar os pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso central de cada paciente.

Como posso identificar que meu filho precisa de uma avaliação neuropsicológica? Em crianças, identifica-se, com certa frequência, alterações comportamentais e dificuldades na aprendizagem escolar, devido a vários fatores, como problemas de atenção, concentração, compreensão, memória, incapacidade para ler, para fazer cálculos etc.

É importante sempre observar se estas queixas são frequentes e em quais contextos elas ocorrem, para que o profissional possa ter maior amplitude dos comportamentos apresentados pela criança.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.