O que é o autismo e a importância do tratamento adequado


Publicado em 5 de setembro de 2014

A Aril de Iracemápolis iniciou neste ano o atendimento aos autistas do município. Atualmente, muito se ouve falar sobre autismo. A questão tem sido tema de novela, matérias especiais, publicações, estudos, mas será que as pessoas realmente sabem do que se trata o autismo?

A Gazeta esteve na Aril nesta semana para conhecer um pouco do trabalho e conversou com o psicólogo da associação, Dênis Ricardo de Godoy Ferreira, que falou sobre o tema. Confira a entrevista completa:
 

Dênis Ricardo de Godoy Ferreira

Gazeta de Iracemápolis: Dênis, as pessoas têm tido mais conhecimento sobre o autismo?

Dênis: O que ainda muito se observa é a falta de informação a cerca desse assunto tão importante que necessita ganhar mais notoriedade, já que as pesquisas recentes apontam que no Brasil aproximadamente, 1 a 100 crianças nasce com autismo e esses números só vem aumentando ao longo dos anos.

Gazeta de Iracemápolis: O que é o autismo?

Dênis: Transtorno do Espectro Autista, como também é conhecido, é um termo que engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento, cujas características envolvem alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal, da interação social e do comportamento caracteristicamente estereotipados, repetitivo e com gama restrita de interesses. No espectro, o grau de gravidade varia de pessoas que apresenta um quadro leve, e com total independência e discretas dificuldades de adaptação. Até aquelas pessoas que serão dependentes para as atividades de vida diárias, ao longo de toda vida.

O estudo das causas do Transtorno do Espectro Autista é multifatorial, ou seja, um componente genético, como também um componente ambiental.

Gazeta de Iracemápolis: Quais os comportamentos apresentados pelos autistas?

Dênis: Alguns dos comportamentos apresentados pelos autistas são: não mantêm contato visual; não apresenta interação com outras crianças; agem como se fossem surdos; resistência ao aprendizado e a mudanças de rotinas; não apresenta medo em perigos reais; risos e movimentos não apropriados; resistência ao contato físico; acentuada hiperatividade física; apego a objetos não apropriados; às vezes é agressivo e destrutivo; modo e comportamento indiferente e arredio.

Gazeta de Iracemápolis: Com o tratamento adequado, é possível alcançar avanços?

Dênis: Por se tratar de um transtorno grave e incapacitante, na maioria dos casos, há necessidade de ajuda profissional adequada. Utilizando os métodos estudados ao longo dos anos, pode-se atingir uma melhor qualidade de vida, não só para o autista, mas também para as pessoas que fazem parte de seu cotidiano.

Gazeta de Iracemápolis: Qual o papel dos pais na vida do autismo para que tenha uma melhor qualidade de vida?

Dênis: O papel dos pais é de extrema importância para o desenvolvimento do autista, já que são as pessoas que convivem diariamente e principais responsáveis pelos cuidados. Ter as informações necessárias e principalmente não ter o preconceito é o primeiro passo. Com um trabalho em conjunto pode-se mudar a vida de pessoas com esse transtorno.

A Aril de Iracemápolis vem desenvolvendo um trabalho com crianças do Transtorno do Espectro Autista com o apoio da Prefeitura Municipal de Iracemápolis. O maior preconceito é não se informar.

Características apresentadas por autistas vão de falta de interação e contato visual

Características apresentadas por autistas vão de falta de interação e contato visual


Aril recebe doações de jornais para atividades

Para as oficinas de trabalho realizadas com os adolescentes da Aril, a entidade precisa utilizar jornais. Quem tiver e puder doar, a associação fica A Aril Iracemápolis fica na Rua Pedro Chinellato, 254, Centro – no calçadão. Para doações, o telefone é 3456-3519. A depender do número de jornais, a associação informa que pode passar receber.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.