O retorno do horário de verão


Publicado em 13 de outubro de 2017

Ele está de volta! Neste domingo (15) começa o horário de verão.

O programa instituído no Brasil em 1931/1932 está em vigor desde 1985 com o objetivo de aproveitar o maior período de luz solar possível para economizar energia.

A última edição gerou uma economia de R$ de 159 milhões, ficando abaixo do valor da edição anterior, de R$ 162 milhões, o que fez o presidente, Michel Temer, cogitar a possibilidade de cancelar o programas, o que não aconteceu.

Gostando ou não chegou a hora de adiantar em uma hora os ponteiros do relógio e, para não sofrer com a mudança de horário, especialistas alertam sobre a importância de seguir dicas simples para ajudar na adaptação.

Segundo explica Shigueo Yonekura, neurologista com especialização em sono pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) ao portal G1 da rede Globo, o cérebro segue o ritmo do relógio biológico, que está organizado em um ciclo de 24 horas. A mudança desse padrão desregula o sono e o repouso que ele proporciona.

Dormir mais cedo nos dias que antecedem a mudança, praticar atividades físicas e cuidar da alimentação são dicas essenciais. O horário de verão começa dia 15 de outubro de 2017 e vai até 18 de fevereiro de 2018.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.