O sonho e o desafio da habitação


Publicado em 13 de junho de 2014

Na última semana, uma discussão que foi retomada em Iracemápolis é o problema habitacional que a cidade enfrenta há muitos anos. É um tema difícil de ser tratado porque lida com o sonho de centenas de famílias que querem conquistar a casa própria.

Porém, é um assunto que não pode ser evitado. O lançamento de empreendimentos imobiliários só reforçou o que todos já sabem: o preço da terra em Iracemápolis está acima do que boa parte de sua população pode pagar. Quando alguns conseguem comprar seu lote, tantos outros ainda se perguntam quando se terá a oportunidade de comprar também, mas por preços menores. Os preços dos alugueis também continuam a subir.

Nesse caso, não adianta culpar quem está no poder hoje. É verdade que a especulação tem aumentado há muitos anos e, conforme o tempo passa, aumenta mais. Faltou investimento no passado? Iracemápolis acabou por ficar conhecida como uma cidade feita para quem tem boas condições financeiras.

Porém, aos que estão agora com o poder da decisão, cabe sensibilidade ao tratar com o assunto. Eles terão errado a partir do momento que não cumprirem com o que foi dito. O sonho da casa própria é o tipo de sonho com o qual não se brinca e não se promete o que não é possível fazer. Mais de 400 famílias aguardam uma iniciativa social com opções mais baratas, mas é verdade que isso não é tarefa apenas da Prefeitura, é preciso parcerias com outras esferas.

Parceria essa que estaria comprometida justamente pelos altos valores das terras na cidade. E qual seria a solução? Há alguma? O tempo dirá se os preços podem ou não cair, mas já ajuda se não prometerem preços mais baratos de empreendimentos particulares, que visam lucro e não o atendimento social. Construtoras e imobiliárias não têm a obrigação de fazer o que é melhor para todos, isso é papel de quem foi eleito pela população. É a eles que cabe o dever de trabalhar por todos, com igualdade.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.