O tempo das coisas


Publicado em 6 de junho de 2015

Nesses últimos dias me veio à mente alguns versículos que estão na Bíblia no livro de Eclesiastes, capítulo 3: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar. Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz”.

Esse texto foi atribuído ao Rei Salomão, o homem mais sábio que já existiu, conforme a Bíblia.

Para mim, e para tantos leigos e carentes de sabedoria, o grande problema é entender que há tempo pra todas as coisas e saber esperar, compreender e aceitar.

Aceitamos o tempo de nascer, mas não entendemos o tempo de morrer. Queremos rir, dançar, falar, mas não queremos chorar, nem perder, e não aceitamos ficar quietos. E o pior de tudo, parece que hoje os dias se resumem em ódio, ira e guerra e quase sempre por tão pouco. O que deveria ser prioridade, o tempo de amar, acaba ficando esquecido diante de nossa incapacidade de aceitar o tempo das coisas e de nossa cegueira em compreender que o tempo é curto, por mais longo que ele pareça ser.

Fui pesquisar para saber quando o Rei Salomão escreveu esses versiculos e vi que ele tinha muitos anos de idade, ou estava na melhor idade. A experiência dos longos anos de vida, para os que conseguem chegar a esses longos anos, é que traz a sabedoria para reconhecer que tudo tem seu tempo. Pena que essa sabedoria venha tão tardiamente.

Quero dedicar essa coluna ao meu pai que no dia 06 de junho, aqui, lá ou acolá, completa 87 anos de sabedoria e também ao Sr. Vilarino Gonçalves de Almeida que findou o seu tempo por aqui e a todos seus familiares que juntamente com os meus, partilharam uns dias de riso e choro. Que a cada dia possamos aprender a compreender o tempo das coisas e que o tempo de amar seja sempre prioridade em nossas vidas.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.