Obrigada, mulheres de Iracemápolis


Publicado em 26 de agosto de 2021
Graziela Félix - Jornalista Instagram: @grazifelix

Graziela Félix – Jornalista
Instagram: @grazifelix

Essa semana, Iracemápolis viveu um momento histórico. A Câmara Municipal promoveu o primeiro encontro de combate e prevenção da violência contra a mulher. Eu tive a honra de, ao lado da vereadora de Limeira Mariana Calsa, debater esse tema que é tão urgente e necessário.

Eu realmente fiquei surpresa com o plenário lotado e isso mostra que mais mulheres estão aderindo à luta feminista que levanta a bandeira da igualdade de direitos para homens e mulheres e, acima de tudo, combate o machismo e, consequentemente, a violência doméstica.

Talvez para muitos que estão de fora, esse encontro foi apenas mais um. Mas para mim, não. Ao chegar em casa me deparei com dezenas de mensagens de mulheres que estiveram comigo parabenizando pelo encontro e agradecendo pela coragem de falar sobre esse assunto. Entre tantas mensagens, uma me chamou atenção. Ela dizia que estava vivendo um relacionamento e que tinha muito medo e vergonha de se expor. Nem as amigas mais próximas sabem.

E o que isso significa? Que ela confiou em mim para relatar o problema, que sentiu conexão comigo para abrir uma dor que, até então, era só dela. Conversamos muito, dei algumas instruções, me coloquei à disposição no que fosse preciso e vou guardar esse segredo comigo para sempre. O nome dela nunca será exposto.

Eu não sei quando ela terá coragem de colocar um fim nesse relacionamento, mas eu sei que ela já deu um grande passo se abrindo e desabafando. O fardo dela ficou mais leve. Isso é sororidade!

Precisamos, com urgência, exercitar nossa empatia e entender que nós mulheres não somos inimigas. Nós podemos e devemos nos ajudar. E essa ajuda nunca deve vir acompanhada de julgamento. Precisamos respeitar a dor da outra. A gente nunca sabe o dia de amanhã.

Para finalizar, deixo aqui registrado a minha gratidão a todas as mulheres que compareceram ao encontro e os parabéns ao presidente Jean Ferreira pela coragem de trazer luz a um tema que muitos homens ignoram.

Os comentários estão desativados.