Parlamento Regional discute impacto da dengue nos municípios

Comissão foi montada para buscar recursos junto ao governo estadual


Publicado em 27 de março de 2015
Dados na região foram apresentados em encontro do PRAUP nesta semana (Foto: Fabrice Desmonts/Câmara de Piracicaba)

Dados na região foram apresentados em encontro do PRAUP nesta semana (Foto: Fabrice Desmonts/Câmara de Piracicaba)

Integrantes do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (PRAUP) se reuniram nesta semana e decidiram buscar, do Governo do Estado de São Paulo, ação efetiva no combate à dengue. Em reunião na Câmara na tarde de quarta-feira, eles apresentaram as demandas à diretoria do DSR X (Departamento Regional de Saúde), órgão estadual que atende 26 municípios, com população estimada em 1,5 milhão de habitantes.

“Não sei até que horas vamos suportar”, declarou o presidente do PRAUP, o vereador Pedro Marcelo Francisco de Campos, Pedrão do Noé. “Precisamos de ajuda financeira, as cidades não aguentam mais”, completou ele, que esteve acompanhado dos colegas da mesa diretora do Praup: Magda CarboneroCelidório (Araras, segunda vice-presidente), Cássio Cury (Santa Maria da Serra, terceiro vice-presidente) e Roberson Claudino Pedro (Conchal, segundo secretário).

No encontro, os parlamentares constituíram uma comissão para elaborar um relatório sobre a situação dos municípios. O vereador Willliam Mantz, que fará parte dessa comissão, disse que o objetivo dessa comissão é encaminhar o conteúdo à diretoria do DSR X e forçar o governo estadual a provir as necessidades da região.

Vereadora em Limeira, Érika Tank lembrou do problema em sua cidade, uma das mais atingidas com a dengue na região. “Sabemos o que enfrentamos, mas precisamos do Governo do Estado de São Paulo”, disse.

De acordo com a Câmara, a diretora do DSR X, Maria Clélia Bauer, informou que a responsabilidade é com os municípios e disse que o desafio é encontrar uma nova forma de combate à doença, a partir da mudança das práticas comportamentais. “O discurso é o mesmo desde a década de 90”, disse, ao recordar que foi nesse período em que os surtos da doença tomou conta das várias regiões brasileiras. “A dengue tem que ser enfrentada como um problema da municipalidade com todas as forças locais”, recomendou.

DADOS REGIONAIS

Piracicaba está em estado de alerta com a dengue. São 346 casos da doença, segundo a Secretaria de Saúde, até a terça-feira, 24. Na mesma situação estão Santa Gertrudes, São Pedro, Capivari, Engenheiro Coelho, Ipeúna e Águas de São Pedro.

Presidente do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, Gláucia Perecin apresentou o mapa de emergência dos 26 municípios da DSR X, com surtos em 2007, 2010, 2011 e 2013.

A situação em 2015 é parecida com a de 2013. O agravante, no entanto, é que os dados deste ano são apenas de dois meses e meio. “O ano de 2015 está sendo um marco na história da dengue. Abril ainda é um mês de alta transmissão, mas em nenhum outro ano, desde 2007, havia uma curva tão alta já nos dois primeiros meses do ano”, disse Gláucia.

A partir de dados oficiais e extraoficiais, os maiores problemas ficaram em Limeira e Rio Claro, informou. Dos 26 municípios da DSR X, apenas três estão com o status “silencioso”, sem qualquer ocorrência. O estado de emergência está decretado para 10 cidades. Até o momento, dos 24 óbitos suspeitos região, nove foram confirmados.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.