Pedrão pede a volta urgente do SAME


Publicado em 30 de agosto de 2019
Vereador protocolou requerimento sobre o assunto (Foto: Divulgação)

Vereador protocolou requerimento sobre o assunto (Foto: Divulgação)

O vereador Pedrão do Noé, protocolou nesta última segunda-feira um requerimento solicitando a operacionalização urgente do Sistema de Atendimento Municipal de Emergência (SAME). O serviço, criado em 2016 e que funcionava com uma ambulância, sempre fazia o atendimento de emergia nas ruas acompanhado de médico e enfermeiros foi desativado em 2017.

Iracemápolis é uma das únicas cidades da região ontem não funciona um sistema de atendimento com UTI móvel disponível. Ainda em 2017, a cidade tinha disponível um convênio para instalação do SAMU, mas na época o secretário de Saúde Messias Humberto de Oliveira entendeu que o serviço também não era necessário e que o município tinha autonomia para atender as demandas.

Conforme o Pedrão, desde então o atendimento nesses casos foi se deteriorando. Além de não ter o SAMU e o SAME, atualmente o atendimento de emergia externo é feito na grade parte das vezes somente com o motorista de ambulância, isso quando a ambulância não está em manutenção. “Só quem teve uma emergência em casa sabe como é importante esses primeiros atendimentos. É o que pode determinar a vida ou a morte de uma pessoa. Agora, imagina você com um parente ou amigo enfartando em casa e quando chega o atendimento vem só o motorista ? . Não desmerecendo a função, mas o motorista não foi treinado e não condições de atender pacientes”, disse o vereador, acrescentando que logo no primeiro mês que o SAME foi inaugurado em 2016 foram atendidas mais de 100 ocorrências inclusive acidentes de trânsito.

Ainda nesta semana, o parlamentar recebeu diversos relatos de pessoas reclamando do serviço de atendimento de ambulância. Em um dos casos, uma paciente conta que o marido caiu no box do banheiro e teve uma fratura. No entanto, quando ambulância chegou o motorista, que veio sozinho, queria fazer remoção, mas a família não autorizou por conta de haver riscos de fraturas expostas. “Nesta semana também tivemos um depoimento na Câmara de uma pessoa que relatou que o irmão teve um infarto e que, quando chegou a ambulância não havia equipe médica e ele veio a óbito. Agora eu pergunto: quantas pessoas mais vão ter que perder suas vidas para que uma providência seja tomada? Não estamos aqui pedindo para tapar buraco em rua, nem para cortar mato alto. Estamos pedindo e exigindo que as pessoas em nossa cidade sejam tratadas com dignidade e que tenham o direito a uma saúde pública que preste serviços eficientes e que ninguém mais perca a vida por negligência”, destacou.

OUTRO LADO

A Prefeitura de Iracemápolis recebeu o texto acima e a pedido do jornal enviou um posicionamento.

Em nota, respondeu: “Em respeito aos cidadãos, a direção do Pronto Atendimento Municipal informa que presta todo o atendimento necessário conforme a legislação vigente, com um quadro sério e capacitado de servidores, e com treinamento adequado. Informa, ainda, que o cidadão pode contar com o serviço público de atendimento 24 horas por dia, como é de conhecimento público. Nossos telefones de contato para qualquer esclarecimento são: 3456 1205, 3456 7070 e 192″.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.