Pertos da volta


Publicado em 22 de outubro de 2021

O Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas completamente vacinadas contra a covid-19. Como resultado, o número de mortes em decorrência da doença caiu bastante, reflexo da melhora no quadro de infecção, amenizando a pandemia. Pelo jeito, estamos pertos do final de um período que modificou a rotina de todos.

É bom que se registre, contudo, que, das 3 milhões de vítimas da covid-19 no mundo em 2021, mais de 408 mil são brasileiras. Uma em cada oito mortes foi observada aqui, entre nós.

Até por isso, enquanto segue a imunização, precisamos manter cautela. Devemos manter o ritmo da vacinação e continuar atentos aos cuidados usuais para que a situação não volte e prejudique esse quadro.

O atual estágio reflete em baixa ocupação de leitos em UTIs. No Brasil como um todo, as únicas exceções são o Espírito Santo, que tem 75% dos leitos ocupados, e o Distrito Federal, que está numa situação crítica, com 83%.

No estado de São Paulo, com grande parte da população vacinada, as internações despencaram. Como exemplo, uma pesquisa do Sindicado dos Hospitais de SP, que acompanha a internação de pacientes em instituições privadas, mostra que, em outubro, 80% dos leitos destinados à doença estão vazios. Em nossa região, a média móvel de internações nas 26 cidades que compõem o Departamento Regional de Saúde de Piracicaba é a menor em 18 meses de pandemia.

A conclusão óbvia: vacinas são seguras e salvam vidas.

Os comentários estão desativados.