Petiscos e Guloseimas


Publicado em 19 de dezembro de 2014

Vocês devem ter notado a movimentação da indústria de alimentos para animais no ramo de petiscos e guloseimas.

São diversos lançamentos e reformulações que estão fazendo com que uma simples guloseima se transforme em aliado na manutenção da saúde de nossos bichinhos.

Exemplos disso são os biscoitos com ingredientes que promovem uma melhor saúde bucal, bifinhos e palitos que favorecem saúde intestinal, grande variedade de petiscos naturais e sem grandes quantidades de conservantes entre outros.

Não são raras as conversas em que os donos dizem que seus bichinhos até sabem onde os petiscos ficam guardados, sabem pedir e reclamam se faltar.

Os petiscos se tornaram grandes aliados de adestradores e proprietários que os usam como recompensa a um comportamento desejado, ou simplesmente como forma de demonstrar um carinho especial.

Porem temos que tomar muito cuidado para que esses aliados não se tornem vilões, pois geralmente eles têm cheiro e sabor muito mais agradáveis do que a ração que oferecemos fazendo muitas vezes que nossos animais deixem de comer o “prato principal” para se deliciarem com a “entrada” e “sobremesa”.

A maioria dos chamados petiscos não tem como característica ser um alimento completo e balanceado e quando oferecido de forma exclusiva ou em quantidades que substituam as refeições dos animais podem trazer prejuízos à saúde, principalmente derivados do desequilíbrio nutricional como desnutrição e obesidade.

Uma dica é oferecer o petisco como uma recompensa aos bichinhos quando eles “limpam o prato”.

Lembrem-se sempre de observar nas embalagens as quantidades diárias recomendadas que variam de acordo com a característica nutricional do produto e tamanho do animal a que será oferecido.

 

Bruno Zarro Domiciano

 

petville-logo-gazeta-de-iracemapolisLoja 1: Av. Piracicaba, 214 – Vila São João – (19) 3443.8105 – Limeira
Loja 2: R: Cap. Paulo Simões, 482 centro – 3456.5026 – Iracemápolis
[email protected]

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.