Planejamento: como usar o 13º?


Publicado em 9 de dezembro de 2016

O pagamento do 13º salário traz um sentimento de alívio aos trabalhadores: com o dinheiro, é possível comprar os presentes de fim de ano para a família e ter mais tranquilidade para as compras da ceia de natal. Com isso, os lojistas também comemoram, já que a tendência é que o comércio fique mais movimentado.

No entanto, é bom não se esquecer das contas do próximo ano, como IPVA, IPTU e material escolar. Além, é claro, das despesas com água, luz, telefone e transporte, que se mantém. Muitos gastam todo o 13º nas compras natalinas, confiando nos prazos de pagamento.

Economistas orientam certo cuidado. De acordo com eles, é bom pesquisar, pechinchar e tentar guardar parte do dinheiro extra a que se tem direito. O ideal é deixar uma reserva para as despesas do início do outro ano, que geralmente são pesadas.

Um 2017 mais tranquilo já começa em 2016: em tempos de crise, é hora de planejamento. Organizar-se é a forma mais eficiente de manter o equilíbrio financeiro e evitar dores de cabeça com endividamento.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.