Plantas aquáticas secam sem água e Prefeitura pede economia

Prefeito informou que protocolou pedido para limpar área há cerca de 30 dias


Publicado em 15 de agosto de 2014

Uma imagem que tem circulado na internet e também nos meios de comunicação da região tem causado impacto em todos os iracemapolenses. A Represa Iracema está com 20% de sua capacidade total e até as plantas aquáticas, que antes preocupavam, secaram.

Régua de medição da coluna está exposta devido á falta de água (Foto: Gazeta de Iracemápolis)

Régua de medição da coluna está exposta devido á falta de água (Foto: Gazeta de Iracemápolis)

Muitos moradores estiveram no local para ver a situação, incluindo a reportagem. É possível caminhar pela área. Aves e capivaras também caminham no local. A coluna que servia de medidor de vazão está totalmente exposta já que não há água. A Represa Municipal, ressalta a Prefeitura, principal fonte de abastecimento, contém 100% de sua capacidade.

Na última segunda-feira, a sessão da Câmara debateu o problema. Os vereadores Messias Humberto de Oliveira (PROS), José Carlos Padovan (PSDB) e Willian Mantz (PR) protocolaram um requerimento para que a Prefeitura execute o desassoreamento. No final de julho, os vereadores Valdir do Carmo e Valdenito Gonçalves, do PT, estiveram no local e pediram providências ao Executivo após conseguir andar pelo local que antes estava com água. Segundo a Câmara, o vereador Juca do Ponto (PP) também pediu providências.

Os vereadores pedem que mais espaço seja aberto no local, por meio do desassoreamento. De acordo com especialistas, esse é o momento adequado porque o espaço está quase vazio. Limpar as plantas que estão secas também é importante.

PARA ECONOMIZAR

Diante da falta de chuva que assola diversas cidades, a Prefeitura solicitou a todos que busquem reduzir em pelo menos 10% o consumo de água. “Por enquanto é apenas uma orientação de economizar e o Pelotão Ambiental está nas ruas para isso. Porém, estudamos sim a possibilidade de punir quem gasta sem consciência, caso haja aumento no consumo”, disse o prefeito Valmir Gonçalves de Almeira. Na região, Limeira também iniciou uma campanha de consientização e Cordeirópolis precisou começar um racionamento de água.

SERÁ LIMPA

O prefeito informou que há cerca de 30 dias a Prefeitura protocolou um pedido para limpar a área na Cetesb. Segundo ele, desassorear o local custariam recursos que a Prefeitura não possui. “Vamos remover as plantas e abrir mais espaço para armazenamento, mas apenas nas bordas”, disse.

Segundo o prefeito, a prioridade do município é a retomada da ampliação da ETA, que ficou parada por cinco anos. Ela captará a água da Represa Boa Vista e tem o dobro da capacidade das atuais.

represa-de-iracemapolis-seca

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.