Por que tudo está tão caro?


Publicado em 26 de setembro de 2021

O preço da gasolina, a conta de luz, a carne, os itens da cesta básica e tudo mais. Tudo está muito caro em nosso país. O aumento nos preços tem muitas causas e acaba gerando o que os economistas chamam de “efeito cascata”, ou seja, um aumento leva inevitavelmente a outro.

Por exemplo: com o preço da gasolina chegando a R$ 7 em algumas regiões, isso não afeta apenas quem precisa abastecer o carro, mas reflete em outros custos, como o do transporte público e o do frete, que ficam mais caros. Com o frete mais caro, aumenta o preço de outros produtos, como aqueles que estão nas prateleiras dos mercados.

Sem contar a falta de chuva, que também acarreta em alta de preços, porque prejudica a safra do café, da soja e do açúcar, por exemplo. A seca aumenta também o custo da energia elétrica e encarece a produção das empresas. Tudo vira uma bola de neve. O milho e a soja, por exemplo, são usados na fabricação da ração de aves, suínos e bovinos — ou seja, também reflete no preço das carnes, que ficam mais caras. O açúcar é matéria-prima para a produção do etanol — que também é usado na composição da gasolina vendida nos postos.

Este é o Brasil de setembro de 2021. Se irá melhorar ou não, vai depender das ações que serão tomadas pelo governo. Não parecem muito animadoras.

Os comentários estão desativados.