Prefeito fala dos desafios de 2014 e metas para o próximo ano


Publicado em 19 de dezembro de 2014
Creche e ETA estão na listas das obras que devem ser finalizadas no próximo ano, diz Valmir (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Creche e ETA estão na listas das obras que devem ser finalizadas no próximo ano, diz Valmir (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Com o encerrar do ano e início de 2015, a Gazeta de Iracemápolis, realizou uma entrevista especial com o prefeito Valmir Gonçalves de Almeida sobre os desafios de 2014 e também as metas e planos para a cidade no próximo ano. Entre os temas destacados estão o racionamento de água e também as obras retomadas.

Confira a entrevista completa.

Gazeta de Iracemápolis: Quais foram os principais desafios da administração pública neste ano?

Valmir: Sem dúvida, o principal desafio foi retomar as obras da creche do Morro Azul que até o começo de maio de 2015, se Deus quiser, vai estar inaugurada. E também a obra da ETA que vai ampliar a captação de água. A estação atual não está sendo autossuficiente já que Iracemápolis está em pleno desenvolvimento. São obras que se arrastaram por mais de 6 anos, ficaram inacabadas e sem recurso para finalizar. Este foi o grande desafio: concluir as obras sem ter esses recursos em caixa.

A notícia boa é que terminamos 2014 com as duas obras em fase final.

GI: sua opinião, quais os principais avanços que a cidade teve em 2014?

V: Vários, embora os reflexos não sejam imediatos. Na área da saúde, por exemplo, está sendo finalizada a obra do Complexo de Saúde que deve ser inaugurada no segundo semestre de 2015. O local vai abrigar o SAMU, o Caps, e o programa Melhor em Casa. Também estamos concluindo a unidade de saúde da família no residencial Aquárius. Vale lembrar que a cidade já era pra ter o SAMU, mas, foi recusado nos anos anteriores. Na área da habitação nós conseguimos um grande avanço que foi a venda de lotes do Residencial Paineiras. Como prometido, foi vendido um terreno por pessoa e centenas de famílias foram beneficiadas.

Também conseguimos a liberação, pelo Governo Federal, para a construção de 300 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. Este processo é lento e esbarra na burocracia de cartórios e Ministérios. Nós já definimos a área e neste momento estamos trabalhando para a assinatura do convênio. Somente após a assinatura do documento é que as casas poderão ser construídas. É um processo que exige muito e posso garantir que estou trabalhando incansavelmente para resolver esta questão. O impasse maior é que não depende apenas de mim, como prefeito, senão as casas já estariam prontas.

Na área do desenvolvimento, podemos destacar as 75 empresas que adquiriram área para se instalarem no Parque Empresarial Iracemápolis, que fica ao lado do Senai. Isso significa mais emprego e renda para a cidade.

Na área do meio ambiente devemos enaltecer a lei dos resíduos sólidos que começou a vigorar no segundo semestre. Nossa cidade está limpa e aos poucos a população está se conscientizando da maneira correta de descartar lixos e entulhos. Posso afirmar que enfrentar a cultura da população exigiu coragem. Se voltarmos no tempo, certamente, lembraremos que a cidade parecia abandonada, com entulhos em quase todas as ruas. Hoje, Iracemápolis está limpa e com a população consciente.

GI: Como está o planejamento para o próximo ano?

V: O planejamento de 2015 já começou em 2014. Esse é o principal mandamento de uma boa gestão. Nossa principal meta é finalizar este processo do programa Minha Casa, Minha Vida. Quero começar a construção em 2015 de qualquer jeito.

Queremos finalizar as obras que estão em andamento que são: Complexo de Saúde, ampliação da ETA, creche do Morro Azul, unidade de saúde da família do Aquárius (que já foram citadas) e também a creche do Santa Rita que vamos iniciar em janeiro, a ampliação da pista da skate, a retirada do lodo da ETA, recapeamento das ruas do Jardim Santa Rita e de outros bairros da cidade.

Também faz parte dos meus planos buscar recursos para ampliar os sarjetões nas ruas de Iracemápolis.

GI: Quais são as prioridades para trabalhar em 2015?

V: Todas as áreas são prioridade. Meu pensamento é no coletivo.

GI: A questão da água ainda é uma preocupação para o município. O que está sendo feito?

V: Sim. Não só para o município, mas, para todo o estado de São Paulo. Desde outubro, iniciamos o racionamento e intensificamos campanhas de uso consciente da água. Nenhum gestor estava preparado para enfrentar a crise hídrica, mas, acredito que tomei as ações na hora certa, tanto que a cidade não sofreu com falta de abastecimento. O racionamento que está vigorando é preventivo e tem o objetivo de provocar uma conscientização coletiva da população. Afinal, o cuidado com a água deve ser permanente e não só no período de estiagem.

Desde o início do ano passado estamos trabalhando para terminar a obra de ampliação da ETA. Isso será resolvido no primeiro de 2015.

Também devemos destacar que desde o ano passado está vigorando a lei que obriga todos os empreendedores e loteadores a construírem reservatórios de água em cada bairro. Dessa forma, a população não sofrerá com a falta de abastecimento num espaço curto de tempo.

GI: Deixe uma mensagem especial para a população.

V: Estamos chegando ao fim de mais um ano. 2014 foi marcado por lutas diárias. O trabalho incansável não me desmotivou, ao contrário, me deu força para continuar trabalhando para a população.

Esta força só foi possível porque Deus sempre esteve no comando e porque vocês acreditaram e acreditam no meu trabalho.

As conquistas – que foram várias – nós só temos que agradecer.

Tenho certeza que Deus vai continuar abençoando Iracemápolis no próximo ano e, se devo pedir alguma coisa, peço saúde para mim e para as famílias de nossa querida Iracemápolis. Essa, sem dúvida, é a nossa maior riqueza e só assim podemos enfrentar as vicissitudes da vida.

A todas as famílias um Natal abençoado e um 2015 com mais conquistas e grandes realizações.

É o que deseja o prefeito Valmir Gonçalves de Almeida e a vice, Denise Calice Martin.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.