Prefeito fala sobre o aniversário da cidade em meio aos desafios do novo coronavírus


Publicado em 1 de maio de 2020
Fábio Zuza agradece trabalhadores da linha de frente contra a doença e compreensão da população (Foto: Divulgação)

Fábio Zuza agradece trabalhadores da linha de frente contra a doença e compreensão da população (Foto: Divulgação)

Neste domingo, dia 3 de maio, Iracemápolis completa 129 anos de fundação e 66 de emancipação político-administrativa.

Com a pandemia do novo coronavírus, o aniversário municipal será celebrado de forma bem diferente daquela que a população está acostumada. Em um cenário impróprio para festas e aglomerações, a cidade segue em distanciamento social, respeitando decretos e recomendações sanitárias.

O prefeito Fábio Zuza fala a seguir sobre este momento, agradecendo a compreensão da população, os trabalhadores que estão na linha de frente contra a doença e outros assuntos relacionados a pandemia de covid-19.

Este será um aniversário municipal bem diferente. Fale sobre isso.

Realmente, neste ano não teremos todos aqueles eventos culturais, esportivos e cívicos que são tão tradicionais. Nossa população gosta e prestigia as festividades de maio, mas neste momento a prudência é passar por esta data em silêncio, em casa, respeitando as recomendações dos profissionais de saúde. Uma passagem bíblica nos ensina que “para tudo há um tempo e, para cada tempo, um momento”. Penso que este é o momento de sermos prudentes, de pensarmos na saúde, principalmente levando em consideração os mais necessitados, que são os idosos e as pessoas que já têm algum problema de saúde.

Como acha que esta época será lembrada?

Mais para frente, quando tudo isso passar, esta época será contada às futuras gerações. Teremos histórias boas, de superação, e também ruins, de pessoas que ficaram doentes por causa de um grave problema respiratório. O que temos que fazer é agir para que as histórias de superação sejam a imensa maioria, para que possamos dizer no futuro que esta foi uma época em que as pessoas se ajudaram e foram solidárias com a situação. É preciso ser compreensivo, entender este momento e pensar no próximo, fazendo cada um a sua parte para enfrentarmos os desafios que se impõem.

Deixe uma mensagem.

Quero agradecer toda a população que está sendo compreensiva com este momento e seguindo as recomendações dos profissionais de saúde. Temos visto diversas ações de solidariedade, pessoas se ajudando, campanhas de arrecadação de alimentos e outras ações que colocam o coletivo a frente das questões individuais. Isso é muito bom. Antes de qualquer coisa, deixo público o meu agradecimento aos servidores municipais que estão na linha de frente contra a doença, profissionais de saúde, área social, segurança e demais setores diretamente envolvidos. Estamos agindo de forma muita intensa para enfrentarmos a pandemia, atentos aos direcionamentos da OMS (Organização Mundial de Saúde), Ministério da Saúde, Ministério Público e demais órgãos que trabalham para que tudo possa ser superado da melhor forma possível. Por tudo isso, deixo não só os agradecimentos, mas também parabenizo toda a nossa população neste aniversário de Iracemápolis, afinal, estamos passando por todos esses desafios de forma conjunta, nos esforçando para que, em breve, nossa cidade e país possam retomar as atividades.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.