Prefeitura amplia atendimento bucal em visitas domiciliares


Publicado em 19 de fevereiro de 2016
Tratamento dentário é sempre importante (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Tratamento dentário é sempre importante (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Visando aumentar o acesso da população e melhorar a atenção básica de saúde, a Prefeitura está incorporando a equipe de saúde bucal à estratégia de saúde da família. O atendimento agora é oferecido aos pacientes da USF Dr. Ângelo Arlindo Lobo e USF Angelina Massari Platinetti.

De acordo com a coordenadora de saúde bucal, Zuleica Meneghim, a medida, além de atender as diretrizes da Política Nacional de Saúde, possibilita ao dentista realizar visitas domiciliares. “O dentista participando da equipe pode atuar em casos de recém-nascidos, acamados, espaços sociais como asilos e igrejas, além de escolas e creches”, informou.

A coordenadora destacou a importância de trabalhos em grupos, como o de pacientes com diabetes, para fazer uma orientação mais precisa, além de discussão do caso com a equipe e o acompanhamento domiciliar com as agentes de saúde.

A saúde bucal tem passado por profundas transformações desde que, em 2004, o Governo Federal implantou a Política Nacional de Saúde Bucal. A Prefeitura, acompanhando as transformações, implementou diferentes estratégias para aumentar o acesso da população. “Podemos citar como exemplos a implantação de serviços como endodontia (canal), tratamento periodontal (gengiva) e prótese total. Essas ações proporcionaram acesso da população a serviços especializados de qualidade e de alto custo”, finalizou.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.