Prefeitura amplia sala de emergência e monta novo ambulatório no Pronto Socorro


Publicado em 26 de junho de 2020
Novas medidas também incluem a desinfecção de prédios públicos (Foto: Divulgação)

Novas medidas também incluem a desinfecção de prédios públicos (Foto: Divulgação)

A Prefeitura está ampliando a sala de emergência para atendimento de casos de covid-19 no Pronto Socorro de Iracemápolis.

Com a ampliação, o espaço passa a ter três leitos, equipados com três respiradores, três monitores cardíacos, oxímetro de pulso, aspirador e desfibrilador.

A coordenadora de Saúde, Geseli Alves da Silva, informou que a ampliação é importante neste momento de aumento de casos de coronavírus na região, pois toda assistência ao paciente começa no local e segue no transporte ao hospital.

Em Iracemápolis, se surgir demanda de caso de média ou alta complexidade, o paciente é encaminhado para o Hospital Humanitária de Limeira pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Se não houver vaga, o próprio sistema faz o redirecionamento para onde há vaga disponível na região.

NOVO AMBULATÓRIO

Também como parte das ações de combate ao coronavírus, a Prefeitura montou um ambulatório para atendimento de pacientes sintomáticos com covid-19.

Uma equipe de profissionais está passando por treinamento para iniciar o atendimento já na próxima semana, informou a coordenadora.

“É uma medida importante, tomada em sintonia com o prefeito Fábio Zuza, porque vai desafogar o atendimento das Unidades de Saúde. Dessa forma, também vamos otimizar o atendimento a pacientes com outras enfermidades nos postos de saúde”, explicou.

DESINFECÇÃO DE PRÉDIOS

Outra medida importante é a desinfecção de prédios públicos desde quarta-feira (24). O serviço visa inibir a proliferação do vírus e será feito duas vezes na semana em Unidades de Saúde e semanalmente na Prefeitura, Vigilância Sanitária e Coordenadoria de Saúde.

INVESTIMENTO EM TESTES

Desde o início da pandemia, o Município já aplicou 1.175 testes rápidos (IgM/IgG) para detectar a covid-19, além de 96 testes de sorologia e 12 testes do padrão RT-PCR.

Esses testes foram aplicados em profissionais da Saúde, moradores do Lar São Vicente de Paulo, agentes de segurança pública, coveiros, trabalhadores do velório e pacientes em geral, mediante encaminhamento médico.

O Município adquiriu, até o momento, 1.350 testes e recebeu outros 840 do Governo do Estado, totalizando 2.190. Novas compras serão feitas.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.