Prefeitura busca sistema de biometria junto ao TRE

Novo método amplia segurança em dias de eleição


Publicado em 21 de abril de 2017
Celino, Elaine, Padin (desembargador) e prefeito. Reunião aconteceu na sede do TRE (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Celino, Elaine, Padin (desembargador) e prefeito. Reunião aconteceu na sede do TRE (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

O prefeito Fábio Zuza esteve em São Paulo para falar sobre a implantação do sistema de biometria em Iracemápolis. A medida visa ampliar a segurança das pessoas em dias de eleição, pois o uso da ferramenta, uma recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), amplia a confiabilidade no sistema de votação.

O prefeito esteve acompanhado da chefe do Cartório Eleitoral de Cordeirópolis, Fernanda Cristina Rocha, da funcionária do Posto de Atendimento de Iracemápolis, Maria Benedita Neves, e da presidente da Câmara, Elaine Alves. A reunião aconteceu na sede do TRE.

A partir da próxima eleição, a urna eletrônica terá um sistema de identificação por meio da impressão digital. Isso evitará, por exemplo, que uma pessoa vote no lugar da outra. Para que sejam colhidas as digitais, os eleitores precisarão se recadastrar.

Em Iracemápolis, o serviço deveria estar funcionando desde setembro de 2015. Porém, na época, não foram seguidas as solicitações exigidas para a implantação do sistema.

Para solucionar o problema, o deputado Celino Cardoso, que também esteve na sede do TRE, organizou um encontro com o presidente do órgão, o desembargador Carlos Eduardo Padin, e com a diretora geral, Jade Prometti, que receberam as autoridades locais. “Entregamos ao TRE toda a documentação necessária. Estamos confiantes de que tudo dará certo”, disse o prefeito.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.