Prefeitura intensifica medidas para controle e redução de perdas de água


Publicado em 5 de julho de 2019
Ligações clandestinas (gatos) são consideradas crimes com punição prevista em lei (Foto: Divulgação)

Ligações clandestinas (gatos) são consideradas crimes com punição prevista em lei (Foto: Divulgação)

A Prefeitura está adotando medidas para reduzir perdas de água dentro do sistema de distribuição. O diretor do setor de Água e Esgoto, Beranilso Dias Fraga, informou que as ações já começaram e serão intensificadas.

“As perdas podem ser visíveis ou aparentes. Visíveis são as relacionadas a vazamentos na rede de distribuição ou tubulações de residências. As aparentes são as que ocorrem por erro de medição, de cadastro ou por fraudes”, afirma.

Essas últimas, as aparentes, são as que requerem mais atenção. “A água não é perdida em vazamentos, mas também não é contabilizada”, explica.

“Não há medição de água em setores públicos, como escolas e Centro de Lazer. Todos os locais, públicos ou particulares, precisam ter hidrômetros”, conclui.

GATOS

A Prefeitura vai intensificar a fiscalização para coibir fraude, violação de hidrômetro e furto de água — os populares “gatos”. Essas ligações são clandestinas e consideradas crimes com punição prevista em lei.

Também será intensificada a cobrança de inadimplentes, com o objetivo de reduzir a diferença entre o volume de água que é mensalmente tratada e o total que é medido nos hidrômetros da cidade.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.