Prefeitura publica decreto e cria comitê gestor para enfrentar novo coronavírus

Município informou três casos suspeitos; profissionais da Saúde estão monitorando


Publicado em 20 de março de 2020
Prefeito e representantes de setores debatem ações de prevenção e combate ao Covid-19 (Foto: Divulgação)

Prefeito e representantes de setores debatem ações de prevenção e combate ao Covid-19 (Foto: Divulgação)

O prefeito Fábio Zuza publicou um decreto no Diário Oficial do Município criando o “Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19″. Na prática, a medida amplia as ações de prevenção e combate ao novo coronavírus.

Na tarde de quarta-feira (18), a Prefeitura informou três casos suspeitos da doença em Iracemápolis. Em vídeo postado em rede social, a coordenadora de Saúde, Geseli Silva, e a diretora de Vigilâncias, Eliane Raetano, disseram que os profissionais do setor estão monitorando os casos.

A Prefeitura informou que até o momento não existe situação de contágio comunitário na cidade e que as medidas adotadas até o momento são de caráter preventivo. “O decreto e o Comitê são partes de um conjunto de ações para resguardar a saúde pública”, afirmou o prefeito.

O Comitê é formado por profissionais responsáveis por diversos setores da administração, a saber: Gabinete, Jurídico, Recursos Humanos, Defesa Civil, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Educação, Saúde, Esportes, Cultura, Compras e Desenvolvimento.

Especialistas e representantes de outros órgãos, públicos ou particulares, podem ser chamados para participar das reuniões para contribuir com o Comitê com informações úteis ao enfrentamento do vírus.

ATIVIDADES SUSPENSAS

O decreto adota uma série de medidas e reforça outras que já haviam sido aplicadas. Entre elas, a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, seguindo orientação do Governo do Estado — que, ao suspender as aulas nas escolas estaduais, recomendou aos municípios fazerem o mesmo em relação às escolas municipais.

A coordenadora de Educação, Escolástica Bonin Denardi, mantém contato com os diretores da rede municipal de ensino para passar as diretrizes e a melhor forma de manter os pais ou responsáveis pelos alunos informados.

O decreto também reforça a suspensão de atividades culturais, sociais, de lazer e esportivas sob organização do Município. Na segunda-feira (16), a Prefeitura já havia informado a paralisação de todas as escolinhas da CME (Coordenadoria de Esportes), das atividades do CEAC (Centro Cultural) e dos cursos de música do Projeto Guri, assim como o adiamento das peças de teatro do projeto “Diversão em Cena”, que são realizadas no Teatro Virgínio Ometto em parceria com a empresa ArcelorMittal.

Em relação a eventos não promovidos pelo Município, é recomendado pelo decreto a não realização se houver aglomeração de pessoas, sobretudo em locais fechados. A recomendação vale para associações, clubes, academias, entidades religiosas, chácaras e outros.

OUTRAS MEDIDAS

Como exemplo de outras medidas adotadas, está a orientação para que setores e entidades se adequem às ações recomendadas pelos órgãos de saúde pública, como medidas sanitárias e de informação em relação ao coronavírus, e a suspensão de viagens oficiais de servidores municipais para locais onde haja confirmação de transmissão comunitária do vírus.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.