Prefeitura reforça medidas para coibir perda de água


Publicado em 19 de julho de 2019

A ligação clandestina de água, popularmente chamada de “gato”, é considerada crime e pode trazer muitos problemas para quem pratica. A informação é da Prefeitura, que está adotando medidas para reduzir perdas de água no sistema de distribuição.

O diretor do setor de Água e Esgoto, Beranilso Dias Fraga, informou que diversas ações para coibir esse tipo de ligação já começaram e serão intensificadas.

“O infrator pode pensar que fazer uma ligação clandestina é algo vantajoso. Mas, se pensar bem, vai notar que isso só traz prejuízos”, disse.

De acordo com o diretor, além do infrator ter a suspensão do fornecimento de água, o crime ainda gera uma multa. Em seguida, a Prefeitura registra um boletim de ocorrência na Delegacia — e o caso passa a ser assunto de polícia.

Dessa forma, quem pratica o “gato”, acaba respondendo pelo crime de furto de água perante as autoridades policiais.

CONSCIÊNCIA

O furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade. Infelizmente, muitas pessoas ignoram a lei e cometem a irregularidade, chegando, inclusive, a danificar as tubulações.

“A água é um patrimônio público e qualquer artifício usado para alterar o consumo nos hidrômetros é considerado furto por fraude”, conclui.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.