Preste atenção aos detalhes


Publicado em 30 de agosto de 2019
Facebook: Graziela Félix  Instagram: grazifelix

Facebook: Graziela Félix
Instagram: grazifelix

Como é bonito para um homem mais velho exibir, como um troféu, uma mulher mais nova. Já percebeu como isso conta ponto? “Nossa, tá podendo!”, é uma das frases mais ouvidas na roda de amigos.

Neste mesmo cenário, o sentimento e vontade da mulher é colocado à prova. “Certeza que ela só está com ele porque é interesseira!”, é a justificativa de muitos.

Agora vamos inverter a situação. A mulher, mais velha, está com um homem mais jovem, e quais são os comentários? “Meu Deus, o que ele viu nessa mulher” ou o mais famoso da semana “não humilha, cara”, escrita em uma rede social pelo nosso presidente Jair Bolsonaro se referindo a Brigitte Macron, uma professora francesa e atual primeira-dama da França, esposa do presidente Emmanuel Macron.

Consegue perceber que nas duas situações a mulher é sempre atacada? Consegue entender o que está nos detalhes desses cenários? Isso é reflexo de uma cultura machista e sexista. Historicamente, as mulheres são mais “validadas” pela aparência do que os homens.

Em inglês, existe até um termo, ainda pouco usado, para situações em que uma pessoa tenta humilhar a outra usando como argumento o fato de ela ser mais velha: age shaming. E, claro, na maior parte das vezes em que esse termo tem sido aplicado, a vítima é uma mulher.

Minha intenção com esse texto não é debater política. No entanto, é necessário que a gente reflita sobre o preconceito existente em uma “simples fala” e como estereótipos estão naturalizados.

Nós precisamos debater sobre isso! É preciso que a sociedade entenda o que está velado nos detalhes e pare de reproduzir esse tipo de preconceito!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.