Proclamação da República


Publicado em 15 de novembro de 2019

No feriado desta sexta-feira, celebra-se a Proclamação da República. Oficialmente, o evento aconteceu na Praça da Aclamação, atual Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil.

A data marca um grande avanço em direção à democracia no Brasil. A criação da nova forma de governo, a “República Federativa Presidencialista”, fez com que o país deixasse de ser governado pela monarquia e passasse a ser comandado por um presidente escolhido pelo povo através de eleições.

Marechal Deodoro da Fonseca, militar e político brasileiro, proclamou a República Brasileira no dia 15 de novembro de 1889, derrubando a monarquia do Império do Brasil e pondo fim à soberania de Dom Pedro II.

De acordo com os livros de história, a forma de governo monárquica não correspondia mais às mudanças sociais em curso. Pairava na época a sensação de que era preciso fazer o país progredir e avançar em questões políticas e de ordem econômica e social.

No mesmo dia, foi instituído um governo provisório, que tinha o Marechal Deodoro como presidente e o Marechal Floriano Peixoto como vice-presidente.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.