Projeto retirou quase 200 toneladas de material das ruas


Publicado em 14 de março de 2014
Equipe retirou quase 200 toneladas de material reciclável (Foto: Assessoria de imprensa PMI)

Equipe retirou quase 200 toneladas de material reciclável (Foto: Assessoria de imprensa PMI)

A Diretoria de Meio Ambiente de Iracemápolis divulgou, na última semana, o balanço do trabalho realizado em 2013 pelos coletores de recicláveis que pertencem ao Reciclar 2000. De acordo com o engenheiro ambiental responsável pela pasta, Murilo Nolasco, ao todo foram retirados das ruas 192 toneladas de material reciclado.

“É um resultado muito expressivo porque todo este material esta tendo um fim ambientalmente adequado. O projeto também exerce um papel social na vida dos coletores, já que se trata de uma ferramenta essencial de sobrevivência porque é deste trabalho que vem a principal fonte de renda deles”, destacou.

Com base nos dados levantados, foi possível constatar que os resíduos que mais se destacam no quadro geral do município são: os papéis com 68% (131 ton), seguido pelos metais com 13% (26 ton), plásticos com 14% (27 ton) e vidros com 4% (8 ton).

O reflexo deste trabalho gera um impacto ambiental positivo já que, quanto menor for a quantidade de resíduos enviados ao aterro, maior será sua vida útil. Murilo alertou também sobre a importância da participar popular na execução deste trabalho. “A população deve ter consciência na separação dos materiais, pois, para alguns o reciclado não passam apenas de ‘lixo’. Para outros este lixo é chamado de matéria prima de onde vem o sustento de muitas famílias”, ressaltou.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.