Quarentinha nos Esportes – 07 de novembro de 2014


Publicado em 7 de novembro de 2014

Penúltimas do Esporte

 

G-3, G-4 ou G-5? Entenda como chegar a Libertadores de 2015

Dois times da parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro fazendo a final da Copa do Brasil, o São Paulo na briga pelo título da Sul-Americana, o Brasil com uma vaga a menos em relação ao ano passado… Todos esses fatores podem provocar uma confusão na cabeça do torcedor que tenta projetar a classificação de sua equipe para a Copa Libertadores de 2015. Afinal, o Brasileiro, que normalmente tem um G-4 que leva ao torneio continental, pode acabar com um G-5 ou até um G-3.

Não é tão complicado quanto parece. Na realidade, são poucas variáveis que influenciam o número de vagas que o Campeonato Brasileiro distribui: primeiro, se o campeão da Copa do Brasil termina ou não entre os quatro melhores; segundo, se algum time do País vence a Copa Sul-Americana – e, caso vença, se termina o Brasileiro dentro ou fora do G-4.

 

A vaga da Copa do Brasil

Primeiro, é bom lembrar que, para 2015, o Brasil só terá cinco vagas na Libertadores – as seis vagas dos anos anteriores foram porque, nas quatro edições entre 2010 e 2013, todos os campeões foram do País. Desta vez, serão (inicialmente) apenas quatro vagas via Campeonato Brasileiro, e uma vaga para o campeão da Copa do Brasil.

Porém, caso o vencedor da Copa do Brasil termine entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro, a última vaga para a Libertadores – que leva para a fase preliminar do torneio continental – fica com o quinto colocado, e não mais o quarto, que vai direto à fase de grupos. Neste caso, é que o G-4 do Brasileiro vira G-5.

 

A vaga da Sul-Americana

O lugar na Pré-Libertadores dado ao campeão da Sul-Americana é um caso especial. Na verdade, a vaga da Sul-Americana não “existe” inicialmente – ela só é usada caso o campeão do torneio não consiga se classificar à Libertadores por outros métodos. Ou seja, se o São Paulo terminar no G-4 do Brasileiro, não fará diferença (em termos de classificação para a Libertadores) se o time tricolor ganhar ou perder a Sul-Americana – a vaga simplesmente desaparece.

Entretanto, se o São Paulo vencer a Sul-Americana e terminar fora do G-4 do Brasileiro, aí o título continental “come” uma vaga da competição nacional. Traduzindo, o G-4 vira G-3, e a vaga na Pré-Libertadores que seria do quarto colocado do Brasileiro passa para o campeão da Sul-Americana.

 

O cruzamento de possibilidades

O que deixa mais complicado de entender é a chance de uma situação da Sul-Americana anular uma da Copa do Brasil, e vice-versa. Por exemplo: se o São Paulo vencer a Sul-Americana e não terminar o Brasileiro entre os quatro primeiros, o G-4 vira G-3. Mas se o vencedor da Copa do Brasil (Cruzeiro ou Atlético-MG) ficar em terceiro no Brasileiro, por exemplo, abre-se uma nova vaga, e o G-3 volta a virar G-4. Para acabar com as dúvidas de vez, é só cruzar as possibilidades na tabela abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Campeonato Brasileiro
Veja como está a classificação completa após 32 rodadas:

 

campeonato-brasileiro-32
Faltam seis rodadas para o encerramento do campeonato correspondente a 18 pontos a disputar. Eis os jogos da 33ª rodada num total de 38 jogos por equipe:

Dia 08/11 – Sábado:
19h30 – Palmeiras x Atlético MG
19h30 – Coritiba x Fluminense
21h00 – Botafogo x Atlético PR

Dia 09/11 – Domingo:
17h00 – Sport x Flamengo
17h00 – Vitória x São Paulo
17h00 – Grêmio x Internacional
17h00 – Figueirense x Chapecoense
19h30 – Corinthians x Santos
19h30 – Cruzeiro x Criciúma
19h30 – Goiás x Bahia

 

Fórmula 1

GP DO BRASIL

O Brasil sediará a penúltima corrida da temporada que acontece neste domingo a partir das 14h00 no Circuito de Interlagos.

O encerramento acontece no próximo dia 23 de novembro com o GP de Abu Dahali que será realizado no circuito de Yas Marina a partir das 11h00 da manhã.

A Mercedes conquistou o título da temporada por equipe e seus dois pilotos disputam o título.

O piloto inglês Lewis Hamilton, grande favorito, lidera a competição com 316 pontos e 10 vitórias enquanto que seu companheiro, o alemão Nico Rosberg ocupa a segunda colocação com 292 pontos e 4 vitórias.

 

Copa Sul-Americana

São Paulo perde para o Emelec, mas vai a semifinal

A vitória de 4 a 2 no Morumbi salvou o Tricolor que mesmo perdendo por 3 a 2 no Equador, conquistou a vaga para a semifinal da Copa Sul-Americana.

 

Copa do Brasil

ATLÉTICO MG e CRUZEIRO
FAZEM FINAL MINEIRA INÉDITA

Enquanto o Cruzeiro conquistava o empate e a vaga diante do Santos na Vila Belmiro, debaixo de um verdadeiro “pé d’água”, depois de estar perdendo por a 3 a 1, o Atlético repetia, no Mineirão diante do Flamengo, a mesma façanha que viveu dias antes diante do Corinthians: 4 a 1 e a vaga para a final “mineira”.

Minas Gerais passa a ser nesta temporada a capital do futebol brasileiro.

 

Tá na internet!

Piada da explicação do português

 

Manoel chega para o Joaquim e pergunta: – Escuta cá, Juaquim, tu és um homem sempre bem informado, diga-me uma coisa: como funciona essa tal de internet?

– Bem, Manoel, vamos começaire do princípio. Tu já viste as cabras comeirem capim e cagairem bolitas igual a azeitonas?

– Sim, Juaquim, vi muitas vezes!

– E tu já viste os touros comeirem capim e cagairem umas placas de merda verde deste tamanho?

– Sim, também vi, Juaquim!

– Oras pois, me diga cá, se os dois bichos comem do mesmo capim, como é que podem cagairem merdas tão diferentes?

– Bain, Juaquim, eu não faço a mínima ideia!!!

– Pois então, Manoel, se tu não entendes nem de merda, como queres entender de internet???

 

Frase de Meditação

O amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte.

 

Sugestões e críticas: 3456-2284 ou e-mail: [email protected]

 

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.