Racionamento começa na segunda-feira, das 8h às 17h

Decreto que estabelece ação foi assinado nesta semana pelo prefeito e comunicado aos vereadores


Publicado em 25 de outubro de 2014
Prefeito comunicou sobre racionamento na Câmara, na segunda-feira (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Prefeito comunicou sobre racionamento na Câmara, na segunda-feira (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

A partir de segunda-feira, dia 27, os moradores de Iracemápolis precisarão mudar os hábitos em relação ao consumo de água. O prefeito Valmir Gonçalves de Almeida (PT) assinou nesta quarta-feira o decreto que estabelece o racionamento de água. O comunicado do racionamento foi feito na última segunda-feira, na Câmara.

O horário estabelecido será das 8h às 17h e o abastecimento será cortado em todos os bairros do município neste período. A Prefeitura de Iracemápolis recebeu na quarta-feira a autorização da Agência Reguladora (Ares-PCJ), sobre o racionamento.

O prefeito comentou que a ação tem objetivo de atuar preventivamente para que a cidade passe pela estiagem sem falta de água. “Não há previsão para encerrar o racionamento. Isso irá depender do período de estiagem. A intenção é que não falte água durante o tempo que não chover. Quando a situação se normalizar, o racionamento terminará.

Se mantém a lei que proíbe a lavagem de calçadas, carros e quintais. Esses serviços só podem ser feitos com água reutilizada. Almeida informou que se reuniu com diretores das escolas e centros infantis nesta semana para tratar o tema. “As escolas possuem reservatório e por isso não haverá falta para o uso dos alunos”, disse. Está permitido a lavagem de unidades de saúde, cozinhas de escolas e áreas frequentadas por crianças nas creches. “Só há exceção porque se trata de questão da saúde das crianças”.

Também há a proibição para que caminhões sejam lavados. “Não importa a origem da água, não pode lavar caminhão e isso já foi comunicado aos donos”, diz.

JARDIM AQUÁRIUS

A Prefeitura informou que vai realizar testes para verificar como o racionamento deve ser tratado em relação a alguns bairros da parte alta da cidade, como o Jardim Aquárius, que não possuem reservatório de água. Há projeto para criar esses reservatórios, mas, enquanto isso não ocorre, é provável que a água seja religada trinta minutos antes dos demais bairros para que chegue no horário do final do racionamento.

De acordo com ele, a Represa Boa Vista já começou a abastecer o município, juntamente com a Represa Municipal. Porém, há um projeto em andamento para que a água seja transportada por três canais, que irão acelerar a captação. “Ele está sendo realizado pela Elektro”.

Apesar disso, segundo ele, o racionamento é necessário para que haja economia. “Temos que fazer ações para prevenir que fiquemos sem água. No final de semana, o aumento do consumo foi maior e isso porque há lei que proíbe o desperdício”.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.