Reginaldo: “Limpeza urbana é importante para a qualidade de vida”


Publicado em 6 de julho de 2018
Diretor do setor fala sobre limpeza, zeladoria e manutenção de espaços públicos (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Diretor do setor fala sobre limpeza, zeladoria e manutenção de espaços públicos (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

A Prefeitura intensificou as ações de zeladoria, que são os trabalhos de rotina para dar manutenção em espaços públicos.

Nesta entrevista, o diretor de Serviços Urbanos, Reginaldo Silva, fala sobre o assunto. Ele frisa que os trabalhos são uma parceria com os setores de Defesa Civil, Logística e Manutenção, Planejamento Urbano, GCM e Fiscalização de Posturas.

Por que a zeladoria é importante?

Porque auxilia na qualidade de vida da população. Manter os pontos públicos em dia ajuda a eliminar focos transmissores de doenças e a preservar o meio ambiente.

Que serviços são feitos?

São vários, como varrição de ruas, roçagem, capinação, limpeza de bueiros, poda de árvores e serviços gerais em escolas, creches, Centro de Lazer e avenidas.

O Cemitério tem recebido melhorias?

Sim, temos feito uma manutenção especial em calçadas do local e pintura de muros. Agora em julho, começa a nova etapa de ampliação e a construção de mais jazigos.

A Prefeitura cortou serviços terceirizados no setor?

Sim, anos atrás havia um custo alto com a terceirização desses serviços, então cortamos. Hoje os serviços são mantidos por servidores públicos e Frente de Trabalho.

A coleta de lixo foi alterada. Por quê?

Alteramos o serviço para ter um sistema mais correto de transporte e manejo do lixo, seguindo normas e leis ambientais.

Isso trouxe economia?

Sim. Cada tonelada de lixo descartada pela Prefeitura custava antes R$ 332. Hoje custa R$ 237, e todo o gasto operacional também fica por conta da empresa contratada.

Fale sobre a dedetização de bueiros.

É uma ação importante, pois age sobre baratas, aranhas, escorpiões e ratos. Todos os bairros da cidade foram dedetizados no mês de junho.

E quanto a operação tapa-buracos?

Já começou uma nova etapa, que vai recuperar muitas ruas. São 5 caminhões e 75 toneladas de massa asfáltica para a tarefa.

SERVIÇOS URBANOS E ZELADORIA: AÇÕES RECENTES

			NOVA ROÇADEIRA	 	A Prefeitura adquiriu uma nova roçadeira para dar manutenção em avenidas, escolas, creches e outros pontos públicos.

NOVA ROÇADEIRA
A Prefeitura adquiriu uma nova roçadeira para dar manutenção em avenidas, escolas, creches e outros pontos públicos.

	ROÇAGEM E CAPINAÇÃO 	Pontos públicos recebem roçagem e capinação. Trabalhos incluem poda de árvores e limpeza de bocas de lobo.

ROÇAGEM E CAPINAÇÃO
Pontos públicos recebem roçagem e capinação. Trabalhos incluem poda de árvores e limpeza de bocas de lobo.

	TAPA-BURACOS 	Operação será ampliada: Prefeitura adquiriu 75 toneladas de massa asfáltica para a tarefa.

TAPA-BURACOS
Operação será ampliada: Prefeitura adquiriu 75 toneladas de massa asfáltica para a tarefa.

DEDETIZAÇÃO Todos os bueiros foram dedetizados em junho. Ação tem efeito sobre baratas, ratos, aranhas e escorpiões, auxiliando no controle de pragas.

DEDETIZAÇÃO
Todos os bueiros foram dedetizados em junho. Ação tem efeito sobre baratas, ratos, aranhas e escorpiões, auxiliando no controle de pragas.

	REFORMA DO CENTRO DE LAZER 	Até o momento, foram reformados os quiosques, os alambrados e o salão de eventos; e feito recape na pista de cooper e na frente do Ginásio. Famílias voltaram a frequentar o espaço.

REFORMA DO CENTRO DE LAZER
Até o momento, foram reformados os quiosques, os alambrados e o salão de eventos; e feito recape na pista de cooper e na frente do Ginásio. Famílias voltaram a frequentar o espaço.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.