Regularização da biometria vai até 6 de maio


Publicado em 7 de fevereiro de 2020
Bene e Luciana: "Atendimento é feito na Rua Nicanor Ramos, 635, Jd. João Ometto" (Foto: Divulgação)

Bene e Luciana: “Atendimento é feito na
Rua Nicanor Ramos, 635, Jd. João Ometto”
(Foto: Divulgação)

O prazo para realizar o cadastro biométrico em Iracemápolis foi prorrogado e vai até o dia 6 de maio. É importante se atentar à data, já que para votar nas próximas eleições o cidadão precisará ter feito obrigatoriamente esse cadastro. Quem não fizer, além de não votar, fica com o título cancelado.

O procedimento é simples: basta procurar o posto municipal do Cartório Eleitoral e registrar a assinatura e a impressão digital. Em Iracemápolis, o cadastro é realizado na Rua Nicanor Ramos, 635, bairro João Ometto, de segunda a sexta, das 12h às 18h.

É preciso levar documentos, sendo: RG, CPF, comprovante de residência atualizado e título de eleitor (para revisão e transferência). Para homens maiores de 18 anos, é obrigatório a apresentação de documento militar.

As auxiliares do posto do Cartório Eleitoral, Maria Benedita Neves (Bene) e Maria Luciana Romualdo concederam uma entrevista sobre o assunto.

Qual a importância da biometria?

A biometria é um dos métodos mais seguros para identificar uma pessoa. Ela está cada vez mais presente em aeroportos, bancos e agora se tornou obrigatória também na urna eletrônica. Para votar, a pessoa vai precisar ter o cadastro no sistema que a identifica por meio da impressão digital.

Como o cadastro é feito?

O cadastro é feito com a coleta das digitais e da assinatura da pessoa. Para fazer, o eleitor deve ir até o posto do Cartório Eleitoral com os documentos exigidos.

E se a pessoa não fizer?

O título fica cancelado, ficando o eleitor impedido de votar. Além disso, a perda do título pode acarretar outros problemas, como impedimento de tirar passaporte, prestar concurso público e, a depender do caso, a perda do CPF. Até o momento, em nossa cidade, de 17.688 eleitores, 2.806 ainda não compareceram ou não comprovaram domicílio.

O atendimento é rápido?

Sim, são 15 minutos em média para ficar pronto.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.