Relembrando Fatos da politica iracemapolitana


Publicado em 14 de maio de 2021

Assunto da Semana

Ainda na sequencia de relembrarmos fatos da história iracemapolitana, hoje um capítulo que nunca é morno, muito menos em uma cidade pequena; os Políticos e a política em Terras de Iracema.

Dois Partidos

A disputa era polarizada entre dois partidos, o que fazia com que a disputa fosse muitas vezes passional; pois havia um lema em comum; se não está com nós, está com eles, e isto já deixava os ânimos bem exaltados.

ARENA

Era considerado o partido da aristocracia (usina Iracema), por isto era considerado o partido que não se preocupava muito com o povo; e apoiar o ARENA era dizer que estava junto com os patrões.

MDB – Manda Brasa

Entre os afiliados e simpatizantes do Manda Brasa estavam figuras carismáticas, que falavam a linguagem do povo, e diziam não ter medo de enfrentar aqueles que tinham maior poderio econômico.

Comícios e Panfletagens

Se nas campanhas de hoje em dia os comícios são evitáveis a todo custo, antigamente era nos comícios e panfletagens é que se media quem estava com mais tendência a ganhar os votos dos eleitores.

Comitês e Brindes

Dentro dos comitês políticos, as pessoas se amontoavam tentando buscar dos candidatos, brindes para poder mostrar que o apoiavam; camisetas, bonés, chaveiros, réguas e canetas eram distribuídos aos milhares; mas nem sempre quem mais distribuía brindes era o favorito.

Personalidades Históricas

E como a política é feita de ideias e pessoas; muitos destes homens tem seus nomes gravados na história da cidade.

Vereador Sabino

Ele foi eleito vereador há mais de cinquenta anos atrás, e foi o primeiro afrodescendente a ocupar uma cadeira no Legislativo de nossa cidade; se hoje nossa casa de leis, é bem diversificada, grande parte se deve a este paradigma que se quebrou ainda nos anos 70.

Célia Blumer

Já para que a primeira mulher conseguisse chegar a assumir uma cadeira na câmara, demorou ainda duas décadas; foi somente nos anos 90 que nossa cidade elegeu Célia Blumer como uma de suas representantes; e enquanto esteve lá, o fez com muito brilhantismo.

Dito Curadô

Dentre todos os políticos de minha época de infância, difícil eu não classificar o Dito Curadô como o mais carismático e emblemático de todos; com seu temperamento forte, e atitude de sobra; o Curadô tinha respeito, e admiração de seus correligionários e até mesmo dos adversários.

Claudio Cosenza

Com seu jeito peculiar de administrar a cidade, Carioca observava, pensava, e executava as obras com uma rapidez que surpreendia; ele gostava de andar de bicicleta pela cidade e imaginar como ficaria em vinte anos; muitas vezes com projetos polêmicos, como o de cercar a cidade. Claudio Cosenza era amado por metade da população, e nem tanto pela outra metade, tanto que ele já foi eleito com vantagem de 200 votos, e também foi derrotado por menos de 100 eleitores; mas sem dúvida alguma, é o prefeito que mais elevou o nome de nossa cidade pela região.

Túnel do Tempo

Dentre todos os políticos da história de Iracemápolis; Benedicto Fabrício é sem dúvida nenhuma o que tem mais quantidade de causos para se contar; tanto pelo seu jeito simples de se vestir, como pela forma que ele conversava; mas mesmo com sua simplicidade, Dito Fabricio marcou seu mandato com muitas obras; e seu principal legado foi a mata ciliar na represa municipal que faz com que se reduza o assoreamento em nosso principal manancial; neste retrato vemos o ainda açougueiro Benedicto Fabrício num dia de labuta no matadô municipal junto com os companheiro Joaquim Poloni e Bastião Franco.

Dito-fabricio-Joaquim-poloni-e-bastiao-franco

Os comentários estão desativados.