Represa Iracema deixa de abastecer para manter peixes


Publicado em 22 de agosto de 2014
Represa teve comportas fechadas e será limpada nas margens, aponta Prefeitura (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Represa teve comportas fechadas e será limpada nas margens, aponta Prefeitura (Foto: Assessoria de Imprensa da CMI)

Para que os peixes da Represa Iracema, assim como os demais seres vivos sejam mantidos, a Prefeitura fechou o canal que levava água desta para a Represa Municipal. A Represa Iracema chegou a 10% de abastecimento de sua capacidade. Agora, a Prefeitura deve iniciar a captação de água da represa do Português, que também auxilia na rede de abastecimento.

A Prefeitura informou que também iniciou o processo de remoção das plantas aquáticas nas margens para remover as que secaram com a falta de água e deve realizar abertura de espaço nas bordas para que a represa aumente sua capacidade quando a chuva voltar.

Ontem, o prefeito Valmir Gonçalves de Almeida, concedeu entrevista para explicar a situação. Documentação apresentada à reportagem mostra que a Prefeitura pediu ao DAEE, órgão responsável no Estado de São Paulo, autorização para desassorear e limpar as plantas em março deste ano.

“Temos sido questionados sobre a situação da represa. O fato é que não podemos realizar intervenções deste porte sem autorização dos órgãos responsáveis. Se fizéssemos isso, seríamos penalizados. A limpeza que faremos é nas bordas da represa apenas. No fundo, vamos manter até mesmo para não interferir no meio ambiente. Quando a chuva voltar, poderemos retirar as demais plantas”.

Ainda segundo Almeida, foi protocolado um pedido no Consórcio PCJ para que a autorização fosse priorizada. “Foi um pedido de urgência e de recursos e ainda não tivemos o retorno”.

NO DOMINGO

No último domingo, populares foram ao local e denunciaram a morte de peixes na área. O caso foi registrado pela imprensa regional e também muito discutido em redes sociais e nas ruas do município.

Quem esteve no local, informou que peixes estavam morrendo. Alguns, aproveitaram a situação para tentar pescar. Outros tentaram realizar ações para evitar a morte. A Polícia Ambiental da região de Rio Claro foi acionada.

represa-deixa-de-abastecer-para-manter-peixes

PROIBIÇÃO

O prefeito informou que a fiscalização no local será reforçada para impedir que essas ações permaneçam. Ele exclarece que entrar no local e interferir de qualquer forma no ambiente é proibido por lei. Além disso, há possíbilidade os que entrarem contrairem doenças ou sofrerem outros riscos. “Na área, sabemos da existência de capivaras, que podem transmitir o carrapato estrela. Se uma dessas pessoas foi infectada, quem irá se responsabilizar?”, questionou.

A Prefeitura informou também que está em andamento a obra da ETA que irá captar água da Represa Boa Vista.

Especialista desenvolve estudo de caso sobre represa

O professor da FT/Unicamp Limeira, Hiroshi Paulo Yoshizane, vem acompanhando e monitorando a situação hidrológica das águas das represas que abastecem Iracemápolis e, depois de pesquisar, concluiu, na última terça-feira, 19, um Estudo de Caso sobre a atual situação da Represa Iracema.

Hiroshi está medindo constantemente a vazão de água da nascente do Morro Azul que abastece a represa da Fazenda Iracema para manter o córrego com água suficiente para oxigenar a água e evitar a mortandade de peixes.

A estiagem atípica que ocorreu neste ano trouxe diversas consequências ambientais afetando diretamente as plantas das margens da represa da Iracema, bem como as do fundo da lagoa e das algas microscópicas, responsáveis pela oxigenação do ambiente aquático e terrestre, explica o professor.

No último final de semana, movimentos populares, com intuito de salvar os peixes remanescentes da represa Iracema, se manifestaram querendo salvar somente os peixes e esquecendo-se do ecossistema do local.

Hiroshi informou que, nesta tentativa, eles agrediram a cadeia alimentar, principalmente os produtores, pois, ao adentrarem na água remanescente da represa, tornaram turvas as águas e consequentemente prejudicam o habitat atualmente fragilizado. Segundo o professor, foi sugerido para que seja feito o total esvaziamento das águas restantes, para que os peixes que lá estão seguissem por dentro da tubulação de descarga. O professor explica que os peixes nas águas em movimento sempre se conduzem à montante e nunca à jusante e muito menos em galerias e tubulações sem a presença da luminosidade natural.

CRIME

Na ocasião, houve um crime ambiental com infringência em dois artigos da Lei nº 9605/98 e um Artigo do Código do Processo Penal.

O vereador Juca do Ponto acompanha o trabalho do professor Hiroshi e de toda a equipe da Prefeitura através do departamento do Meio Ambiente que envolve diretamente a Defesa Civil e Serviços Urbanos com apoio da Guarda Municipal. Segundo Juca, está sendo realizada a retirada de parte das plantas que tomaram conta da flor d’água da represa e isso beneficiará a oxigenação do local. “Somente os órgãos autorizados podem entrar na água para realizar o serviço”, afirmou o vereador. Fonte de pesquisa: Ensino de Ciências Naturais

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.