Resumo Esportivo – 15/05/2020


Publicado em 15 de maio de 2020

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

– A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) recuou em relação aos posicionamentos antigos sobre a projeção de datas para o retorno da Copa Libertadores e o início das eliminatórias sul-americanas. Ao invés de trabalhar com previsões, a entidade definiu que a bola rolará somente com liberação total das autoridades sanitárias de cada país do continente. O recuo acabou sendo definido depois de reunião por videoconferência realizada na quinta-feira. Os representantes das confederações atualizaram as autoridades da Conmebol sobre a situação do avanço da covid-19 em seus respectivos países.

O fim do futebol no domingo e após as 22h00?

Jogadores estão ganhando ações por jogar aos domingos e após 22h. Qual será o impacto no esporte?

Nesta semana, duas decisões da Justiça do Trabalho (em 1ª instância) deixaram os torcedores o futebol brasileiro com uma dúvida vital: será que os jogos às 16 horas de domingo e os duelos depois da novela da Globo, às 22h de quarta-feira, estão com seus dias contados?

A origem do ponto de interrogação é o sucesso do ex-zagueiro Paulo André, contra o Corinthians, e do meia Maicon, contra o São Paulo, em processos trabalhistas. Os dois receberam verbas referentes a atuar aos domingos e jogar após as 22h em dias de semana.

De um lado, clubes, patrocinadores e a televisão se reúnem em torno de um produto fechado, consolidado e comercializado todo ano. Exibir as partidas da TV aberta é uma exigência antiga da Globo. Os jogos de domingo são protagonistas de uma grade de programação já conhecida dos patrocinadores e que faz parte do dia a dia dos torcedores.

Do outro lado, advogados com décadas de experiência no meio do futebol, cientes de que falta uma legislação trabalhista específica para os atletas.

Após a derrota na ação movida por Paulo André, o Corinthians anunciou que não quer mais jogar nos domingos ou à noite. A atitude abre um precedente para que outros clubes adotem posturas semelhantes.

O que diz a lei

Jogador do futebol, como qualquer trabalhador, tem seu contrato regido pela CLT. No entanto, a Lei Pelé corre paralelamente aos acordos trabalhistas: o artigo 28 informa que a legislação trabalhista prevalece ressalvadas as peculiaridades constantes desta Lei. Ou seja, a Lei Pelé vale em situações desportivas especiais.

Essa “disputa” entre CLT e Lei Pelé abre espaço para interpretações.

Nos casos envolvendo Paulo André e Maicon, a Justiça seguiu a legislação trabalhista, condenando Corinthians e São Paulo em ações por adicional noturno e jogos aos domingos e feriados não compensados. Os tribunais rejeitaram os argumentos dos dois clubes de que atividades aos domingos, feriados e noturnas tinham características desportivas.

Os advogados de Paulo André enviaram nota oficial á imprensa dizendo que o processo “não tratou de jogos em horários noturnos ou aos domingos, nem reclamou de horas extras”, mas, entre outros pedidos, “diz respeito ao Descanso Semanal Remunerado — que nada tem a ver com horas extras, adicional noturno ou trabalho aos domingos”. A questão é que os jogadores discutem o DSR justamente por jogar em domingos ou feriados.

FRASES PARA REFLEXÃO

A vitória vem para quem luta, o milagre acontece para quem tem fé e a recompensa é a prêmio para quem confia.

TÁ NA INTERNET

Os canibais

Uma firma de engenharia selecionou na África uma centena de trabalhadores de uma tribo de canibais, para uma obra em Brasília. Antes de iniciarem o trabalho, o diretor os reuniu, e recomendou:

— Vocês agora são operários de uma grande empresa, trabalham na capital de um grande país, e os salários são melhores do que na África. Mas é preciso ter cuidado com o seguinte: Nada de comer carne humana por aqui. Isso é proibido e dá cadeia. Entendido?

Todos concordaram e começaram o trabalho. Nenhuma irregularidade, mas depois de três meses o diretor os reuniu novamente, e perguntou:

— O trabalho de vocês está muito bom e rendendo bastante. Mas sumiu a moça que serve o cafezinho, e ninguém consegue encontrá-la. Algum de vocês sabe o que aconteceu com ela?

Ninguém disse nada, e o chefe deles respondeu por todos:

— Não sabemos nada disso, não senhor. Somos todos muito obedientes, e estamos seguindo as recomendações.

Quando o diretor se afastou, o chefe perguntou:

— Quem foi que fez churrasco da moça?

Um deles se acusou, e o chefe esbravejou:

— Seu imbecil! Nós estamos aqui, com essa tremenda oportunidade nas mãos, e você estraga tudo! Já comemos cinco deputados, três senadores, dois ministros, e ninguém nem percebeu. E ainda poderíamos continuar por muito tempo, mas você foi avançar logo sobre uma pessoa que faz falta!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.