Retomada das Academias é seguro?


Publicado em 14 de agosto de 2020
João Cleber Professor de Educação Física Especialista em Biomecânica do Movimento Coach de Crossfit Empresário e Proprietário da Tribos Academia

João Cleber
Professor de Educação Física
Especialista em Biomecânica do Movimento
Coach de Crossfit
Empresário e Proprietário da Tribos Academia

Após 5 meses fechadas devido as medidas de isolamento social, as academias estão autorizadas a retomar suas atividades. Com algumas restrições importantes e válidas quanto ao número limitado de alunos por horário para evitar aglomerações, utilização de máscaras durante os treinos, foco total na higienização do ambiente e aparelhos. E uma medida um tanto quanto contraditória com relação ao horário, apenas 6 horas por dia que em meu ponto de vista estimula a reunião de mais pessoas em um mesmo horário.

Quanto a importância dessa reabertura, como já me manifestei aqui e em outros meios de comunicação, acredito que EXERCÍCIO FÍSICO é essencial e isso já está mais do que comprovado tanto pela ciência quanto pelos praticantes dados os enormes benefícios para SAÚDE FÍSICA E MENTAL.

E quando falamos da SEGURANÇA de voltar aos benefícios dos treinos com riscos minimizados de contágio pelo CORONAVÍRUS?

Nós proprietários de academia temos o dever de prezar pelos nossos clientes, cumprindo todas as medidas, por exemplo na Tribos Academia os alunos com qualquer espécie de sintomas dentre eles dor de garganta, tosse, dor de cabeça, fadiga, perca de olfato e paladar são orientados a não vir até a academia antes de consultar um médico. Quando o aluno entra pela porta obrigatoriamente portando máscara, toalha e garrafa de água, passa por um tapete desinfectante para os pés, higieniza as mãos com álcool gel e tem a temperatura corporal aferida na recepção. Durante os treinos de no máximo 1 hora todo aluno é incentivado a higienizar o aparelho ao final de cada exercício, além disso os aparelhos são higienizados pelo menos 2x ao dia pela faxineira da academia.

Também é essencial o respeito no cumprimento de todas essas normas pelos frequentadores para que a segurança de todos seja mantida.

Espero que mais do que nunca a EMPATIA “capacidade de sentir o que o outro sentiria caso você estivesse na mesma situação vivida por ele” esteja aflorada nos proprietários, clientes e mesmo naqueles que não concordam com a reabertura…

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.