SAE volta a alertar sobre aumento no consumo de água

Setor pede consciência no consumo para enfrentar a temporada de calor


Publicado em 16 de outubro de 2020

O SAE (Serviço de Água e Esgoto) tornou a fazer um comunicado à população alertando que, se o consumo não for reduzido, faltará água em toda a cidade.

O fato independe da situação das represas. Neste momento, os três reservatórios da cidade (Municipal, Iracema e Boa Vista) estão com bom nível de armazenamento, mas esse dado não reflete na distribuição do líquido.

“O que precisa ficar claro é que não basta ter água nas represas. É preciso retirá-la dos reservatórios, tratar o líquido na Estação de Tratamento e distribui-lo para cerca de 10 mil imóveis. A capacidade que a ETA tem de realizar esse procedimento encontra-se esgotada, com sobrecarga diária”, informa o diretor do SAE, Beranilso Dias Fraga.

De acordo com ele, o consumo de água tem aumentado bastante em Iracemápolis. “Até o ano passado, eram tratados em média 6 milhões de litros de água por dia. Porém, nos últimos meses, estamos tratando quase 8 milhões de litros por dia, excedendo o limite”.

Por esse motivo, a Prefeitura orienta que a população adote medidas de economia. “Em pleno 2020, não dá mais para admitir que se use água tratada para lavar calçada. É água potável, não pode ser desperdiçada”, frisa o diretor.

CORRIGINDO PROBLEMAS

Desde 2017, a Prefeitura vem adotando medidas para amenizar a situação crítica do saneamento da cidade, que requer investimentos de grande porte. Em 2013, o Plano de Saneamento já projetava a necessidade de investir por volta de R$ 20 milhões.

Como não há dinheiro em caixa, a solução foi adotar medidas mais urgentes. Uma delas foi a escavação da Represa Iracema para ampliar a capacidade de armazenamento, um trabalho importante para enfrentar períodos de estiagem, quando é comum baixar o nível do reservatório.

Na época, com a falta de chuva, a represa ficou vazia. Foi o momento de escavar, retirar a terra que havia acumulado ao longo dos anos e ampliar o espaço de estoque.

Com isso, a falta de água deixou de ser um problema nas represas, mas, conforme vem sendo alertado, não basta ter água no reservatório e não conseguir tratá-la.

Diante da situação, a Prefeitura tentou diálogo para abordar a concessão do serviço de saneamento para uma empresa especializada — na época, a Sabesp. Porém, o assunto ficou paralisado na Câmara Municipal.

Sem solução mais concreta, o SAE reforça a importância de economizar e relembra algumas medidas que podem ser adotadas. Principalmente agora, na época mais quente do ano, é preciso reduzir tempo no banho, jamais lavar calçada ou carro com água tratada, consertar vazamentos, usar a descarga com consciência e lavar roupa com menos frequência, entre outras medidas.

“Não é fácil mudar hábitos, mas, na situação em que estamos, precisamos ser o mais claro possível com esta informação: se o consumo não for reduzido, se a água não for utilizada com consciência, faltará em toda cidade num futuro próximo”, conclui o diretor.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.