SAIBA QUAIS SÃO AS MELHORES E PIORES CORES PARA USAR EM UMA ENTREVISTA


Publicado em 4 de julho de 2014

Pesquisa aponta que azul e preto estão entre as melhores escolhas. Cores que sinalizam mais criatividade podem ser consideradas exagero.

O que você escolhe para vestir comunica muito sobre quem você é e como se vê. Para passar uma boa primeira impressão, é importante prestar atenção na cor usada em uma entrevista de emprego, diz uma pesquisa do CareerBuilder, um site norte-americano para busca de vagas.

De acordo com 2.099 profissionais de recursos humanos e gerentes de contratação entrevistados, azul e preto são as melhores cores para vestir em uma entrevista de emprego. Laranja foi escolhida como a pior cor.

A pesquisa indica que cores mais discretas, como preto, azul, cinza e marrom, parecem ser a aposta mais segura para encontrar uma pessoa pela primeira vez em um ambiente profissional. Enquanto que as cores que sinalizam mais criatividade, como laranja, podem ser consideradas um pouco exageradas para uma entrevista.

A seguir, profissionais explicam como veem as cores usadas pelos candidatos:

Preto: Liderança: A pessoa que escolhe o preto pode ser vista como inacessível, mas, se você usá-lo corretamente, pode também “comunicar glamour, sofisticação e exclusividade”, diz a especialista em marca Karen Haller. “O preto é uma cor que é levada a sério.”

Azul: Trabalho em equipe: “Azul marinho é a melhor cor para vestir para uma entrevista de emprego, uma vez que inspira confiança. Você tem mais chances de começar um trabalho quando você usa azul marinho do que qualquer outra cor”, afirma Lisa Johnson Mandell da AOL Jobs.

Cinza: Lógico: De acordo com o site de carreiras Business Insider, uma pessoa que veste cinza comunica independência e isolamento. Contudo, isso não tem que ser uma coisa ruim, desde que você mostre que está confiante.

Branco: Organização”O branco e bege são apostas seguras, mas você pode ser considerado aborrecido e sem autoconfiança”, afirma Lisa Johnson Mandell da AOL Jobs. “Os gerentes de contratação acham que o branco significa que você é uma pessoa ‘organizada'”, reforça.

Marrom: Confiança: “Essa cor significa calor, confiabilidade e segurança”, diz Karen Haller.

Vermelho: Potencial: “Vermelho transmite paixão e energia e é a melhor cor para usar quando você está tentando impressionar alguém”, diz Kenny Frimpong, gerente de desenvolvimento da marca de moda masculina italiana Eredi Pisano. Segundo ele, vermelho também está ligado a coragem, entusiasmo e energia.

Verde, Amarelo, Laranja e Roxo: Criatividade: “Essas cores costumam comunicar que você é divertido e atrai a atenção, mas não necessariamente transmitem confiança ou compromisso. Esta pode não ser a melhor mensagem em uma entrevista de emprego”, diz Kenny Frimpong. “No entanto, o uso dessas cores pode ser uma boa escolha para encontros mais descontraídos ou reuniões em casa”, completa. Fonte: G1.

Colaboração: Wilson Ap. da Silva Consultor de Recursos Humanos, Contador e Proprietário do Escritorio S A Assessoria e Consultoria Empresarial. www.escritoriosa.com.br. [email protected]
Fone 3456 5525

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.