Saúde adere a campanha nacional de hanseníase, tracoma e geohelmíntiase


Publicado em 11 de julho de 2015

A Secretaria de Saúde de Iracemápolis aderiu a campanha nacional de busca ativa de hanseníase, tracoma e geohelmíntiase, de 10 a 14/8.

O público alvo vai de 5 a 14 anos.

A hanseníase é infectocontagiosa. Os sintomas são lesões e manchas na pele e em nervos periféricos, principalmente olhos, mãos e pés. As geohelmintíases estão relacionadas a condições precárias de higiene e saneamento básico. É a presença de parasitas intestinais no indivíduo. Os sintomas são cólicas, vômitos, anemia, perda de peso, fraqueza e cansaço.

Na cidade, a campanha do Tracoma foi adiantada para 22 e 23 de junho. A Vigilância Epidemiológica fez exames nos alunos da rede municipal para detectar a doença. Foram examinados 1402 alunos do ensino fundamental e detectados 11 casos. Todos já receberam tratamento.

O tracoma é uma doença que ocorre principalmente em crianças. Os sintomas são olhos vermelhos, irritados, lacrimejantes, com secreção, coçando e sensação de areia ou intolerância à luz. Quem apresentar algum dos sintomas deve entrar em contato com a UBS mais próxima.

Vigilância Epidemiológica faz exames nos alunos da rede municipal (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Vigilância Epidemiológica faz exames nos alunos da rede municipal (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.