Saúde chama atenção para aumento de casos de covid-19


Publicado em 22 de janeiro de 2021
Coordenador da Saúde e diretora da Vigilância alertam sobre casos; são 227 casos confirmados somente este mês (Foto: Divulgação)

Coordenador da Saúde e diretora da Vigilância alertam sobre casos; são 227 casos confirmados somente este mês (Foto: Divulgação)

A Coordenadoria da Saúde e Vigilância em Saúde de Iracemápolis apresentaram dados que mostram aumento nos casos de covid-19 no município. Esse também foi um dos temas debatidos durante o encontro do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, que ocorreu nesta semana.

O coordenador de Saúde, Juvenal Baptistella Chiocheti, e a diretora da Vigilância, Vivian Graziela da Silva, mostraram os números de dezembro e informaram que há uma elevação neste mês em relação ao último ano. Segundo a Vigilância em Saúde, até o dia 23 de dezembro de 2020, eram 1.528 confirmados e 21 óbitos. Já em 20 de janeiro eram 1.755 confirmados e 24 óbitos. Somente neste ano, foram 227 confirmados e três óbitos.

Para explicar, eles utilizaram como exemplo o dia 18 de dezembro de 2020. Na data, a cidade havia registrado 19 óbitos, 99 monitorados, 3.575 casos suspeitos e 62 pessoas aguardavam resultado do exame. Naquele dia foram confirmados 2 casos e três pessoas estavam hospitalizadas. Além disso, a cidade tinha 1.366 curados e 2.029 descartados.

Eles compararam os números com o dia 13 de janeiro de 2021. Nesta data, a cidade tinha o registro de 22 óbitos, 125 monitorados, 3.939 casos suspeitos e 44 pessoas aguardavam resultado dos exames. No dia 13 deste mês, foram confirmados 17 novos casos e duas pessoas hospitalizadas.

Eram, ainda, 1.521 curados e 2.227 casos descartados. Nesta semana, a cidade voltou a confirmar novos óbitos e, agora, são 24. Para os médicos que participaram do encontro, e que atendem em diversos pontos da cidade, o aumento dos casos pode ser explicado em parte pelas festas de final de ano e período de férias. Além disso, identificam que há muitas pessoas que relaxaram seus cuidados como o uso de máscara, higienização constante e o distanciamento social.

SANITIZAÇÃO

Entre as ações para combater à covid-19, a Prefeitura anunciou que será feita a sanitização de espaços públicos. A ação ocorrerá nos próximos dias e será feita por empresa especializada.

Os espaços que receberão os serviços, até o momento, são: Hospital Municipal, Fisioterapia Geraldo Granço, UBS Angelina Platinetti Massari, Coordenadoria da Saúde, Vigilâncias em Saúde, UBS Maria Neves Alexandrino, Transporte Municipal, Velório, CESMI, Prefeitura e UBS Noé Franco de Campos.

VACINA NÃO DESCARTA CUIDADOS

A pasta da Saúde adverte que, mesmo com as notícias sobre a chegada da vacina, é fundamental que a população não abandone os cuidados. A vacina, em um primeiro momento, será para profissionais da Saúde e idosos, além disso, serão necessárias duas doses e um prazo de 21 dias após a segunda dose para que a pessoa possa ser considerada imune ao vírus. Ou seja, o uso de máscara e todos os demais cuidados devem seguir ocorrendo.

Os comentários estão desativados.