“Saúde na Escola” trabalha alimentação e psicologia


Publicado em 28 de março de 2014
Equipe se reuniu para debater ações a serem implantadas no programa (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Equipe se reuniu para debater ações a serem implantadas no programa (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

A partir deste ano as escolas municipais de Iracemápolis vão trabalhar os temas “Saúde Mental” e “Alimentação Saudável” dentro do cronograma de atividades realizadas pelo programa “Saúde na Escola”.

O programa será realizado nos centros infantis Lar Constante Ometto e Savério Izzo e nas escolas Dulcídia Costa Rivaben e Benedicto Carlos Freire. Essas quatro unidades foram escolhidas porque estão localizadas próximas a postos de saúde.

De acordo com a Coordenadora da Educação e vice-prefeita, Denise Calice Martin, a escolha dos dois temas veio ao encontro da realidade vivenciada dentro da sala de aula. “Temos crianças com pais separados e, em alguns casos, essa separação afeta diretamente a saúde dos alunos que tem dificuldade em aceitar essa mudança”, afirmou Denise.

Segundo o coordenador do programa, Juvenal Chiocheti, no caso da alimentação saudável, o foco é orientar, conscientizar e prevenir doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. “Há crianças que só conhecem as verduras e legumes que são servidos nas escolas. Por isso vamos trabalhar com a família”, explicou.

Os profissionais da saúde que atuam no programa – nutricionistas e psicólogos – e os coordenadores das escolas farão palestras com as famílias para inseri-los nas atividades. Haverá também o acompanhamento dos educadores durante as reuniões de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo).

O PROGRAMA

O Programa Saúde na Escola foi implantado em 2013 e possui caráter de orientação, prevenção e levantamento de dados. É desenvolvido por meio de uma parceria realizada entre a Secretaria de Saúde e Coordenadoria da Educação, no entanto, outros atores podem fazer parte dos trabalhos conforme for montando as intervenções necessárias.

As atividades nas escolas são direcionadas por componentes de ações e intervenções definidas pelo Ministério da Saúde.

O grupo técnico é formado por profissionais das áreas da saúde e educação que se reúnem para discutir ações ao longo do processo de trabalho.

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