Saúde pública: candidatos (as) falam sobre a área e divulgam propostas

Prefeituráveis falam com exclusividade para a Gazeta de Iracemápolis


Publicado em 9 de outubro de 2020

Nesta edição, o jornal traz a análise e as propostas das cinco candidaturas sobre uma área muito importante, a da saúde. No editorial, fazemos uma análise sobre o atual estágio da área e trazemos um panorama sobre a situação dos anos recentes. Boa leitura!

Nelita Michel

Nelita e Chicão (Foto: Divulgação)

Nelita e Chicão (Foto: Divulgação)

Qual sua avaliação sobre a saúde pública em Iracemápolis?

A Saúde pública de Iracemápolis precisa ser melhor gerenciada, dando maior atenção à gestão dos recursos públicos, com mais ações de capacitação e valorização dos profissionais e principalmente um olhar mais atento na questão dos recursos Federais e Estaduais, para que possamos aumentar o valor dos repasses que vem diminuindo a cada ano, que é o exemplo dos recursos do PAB (Piso da Atenção Básica) e do MAC (Média e Alta Complexidade), que comparando com o municípios de mesmo porte na região podemos ver o quanto estamos com valores defasados, e por isso a população acaba sofrendo com falta de exames, medicamentos e até mesmo itens essenciais como dietas enterais para pacientes acamados. Isso tem que mudar!

Caso eleita, quais serão suas realizações na área?

Vamos rever todo o layout dos serviços de saúde oferecido para a população, buscando resolver questões como falta de medicamentos básicos de uso contínuo, implantar uma farmácia 24h no Pronto Socorro aos finais de semana e feriados prolongados, garantir médico pediatra no Pronto Socorro, dando mais tranquilidade para mães que buscam atendimento de urgência para seus bebês, aproveitar a estrutura do SAME ao lado do PS para implantar o SAMU, reativar o PAD oferecendo um atendimento mais humano aos nossos pacientes acamados, disponibilizar Exames laboratoriais para o pronto socorro para ajudar a complementar os diagnósticos, otimizar e melhorar o atendimento das UBSs e PSF do município dando ênfase a importância do atendimento primário e promoção de saúde, pleitear o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), e por fim, investir pesado na aquisição de exames para zerar a fila e garantir um diagnóstico precoce aos nossos pacientes.

Messias e Zanardo

Messias e Zanardo (Foto: Divulgação)

Messias e Zanardo (Foto: Divulgação)

Qual sua avaliação sobre a saúde pública em Iracemápolis?

Avalio a saúde de Iracemápolis como boa. Entendo haver aspectos a serem melhorados, como o tempo de espera para algumas especialidades, vale ressaltar que essas especialidades são de competência do estado. Mas tivemos grandes avanços quando estava secretário de saúde, com a chegada do consórcio de saúde, que possibilitou zerar a fila de cirurgias eletivas (hérnia, vesícula…), rapidez na realização de exames, entre outras ações que favoreceram o atendimento à população. Entendo que o momento de pandemia que estamos enfrentando é muito delicado, especialmente para a área de saúde, mas, aos poucos, estamos retomando os atendimentos de forma geral, e aproveito para parabenizar todos os profissionais de saúde pelo empenho e dedicação com nossas famílias.

Caso eleito, quais serão suas realizações na área?

• Melhorias significativas no Hospital Municipal com atendimento mais rápido e eficaz;

• Disponibilizar um programa de agendamento de consultas e exames através de aplicativo, evitando filas nos postos na Atenção Básica;

• Tendo em vista o aumento da população, estudar junto ao Governo do Estado a instalação da Maternidade no nosso hospital, lembrando que a saúde (SUS) é organizada de forma regional, lembrando que Limeira é nossa referência, ou seja, recebe recurso do estado para atender nosso município na média e alta complexidade;

• Farmácia 24h dentro do Hospital Municipal;

• Curso de atualização constante para todos os profissionais da área de saúde;

• Atendimento com médico pediatra no Hospital Municipal;

• Mais rapidez nos exames de baixa, média e alta complexidade

• Intensificar o atendimento com pacientes do programa de atendimento domiciliar (PAD) com os acamados, disponibilizando profissionais e equipe multidisciplinar.

Pedrão do Noé

Pedrão do Noé (Foto: Divulgação)

Pedrão do Noé (Foto: Divulgação)

Qual sua avaliação sobre a saúde pública em Iracemápolis?

O empenho dos profissionais da Saúde sempre foi motivo de orgulho e quando comparada aos outros municípios vemos o quanto somos privilegiados. Porém alguns pontos foram desarticulados como o Programa de Atendimento Domiciliar, que praticamente foi extinto, o SAME foi desativado, a Unidade de Saúde Noé Franco de Campos do Aquárius e o Canil foram abandonados. Quem saiu perdendo foi a população, que poderia ter saúde melhor com mais estrutura e ter avançado em outras questões de importância, como a reestruturação administrativa de coordenadoria para secretaria de saúde, que traz mais eficiência a gestão. Quero destacar que com a pandemia vimos a importância do SUS na vida da população, seja ela usuária da saúde pública ou dos planos de saúde; portanto o fortalecimento da equipe é essencial para o funcionamento da saúde, a reciclagem e capacitação dos profissionais têm que ser constante, o que infelizmente não foi prioridade até então.

Caso eleito, quais serão suas realizações na área?

Em conjunto com meu vice, que é médico e servidor público, vamos reformular os atendimentos no pronto socorro e promover melhorias na estrutura física, viabilizar pequenas cirurgias colocando um ponto final nas filas de espera. Lutei para que a população do Aquarius tivesse acesso a unidade de saúde mais próxima, vou lutar para que a do Luiz Ometto, Florescer e Niza Calice tenham também. Melhorar os agendamentos nas unidades, vou reunir com as equipes para revermos, com modernidade e tecnologia para fazer isso também pela internet. Dar atendimento digno aos acamados e com necessidades especiais através de equipe multiprofissional, melhorias no setor de transporte de pacientes para outras cidades. Melhorar a assistência com farmácia para medicamentos de alto custo, avaliação social e ordem judicial. Quero fazer reestruturação do canil e adequação de equipe para atender de forma adequada as demandas por meio de um moderno Centro de Controle de Zoonoses.

Silvia Camargo

Silvia Camargo (Foto: Divulgação)

Silvia Camargo (Foto: Divulgação)

Qual sua avaliação sobre a saúde pública em Iracemápolis?

A Saúde pública em Iracemápolis está na UTI. É esse o quadro que vemos. O nosso Hospital Público Municipal funciona de maneira precária. Não há atendimento pediátrico, maternidade, procedimento de hemodiálise, entre outros. Hoje nós dependemos 100% da vizinha Limeira para esses atendimentos. Essa precariedade da saúde em Iracemápolis, onde falta quase tudo, reflete um mau gerenciamento do dinheiro público e escassez de recursos. Não há como dissociar disso, que no meu entender é uma das principais dificuldades enfrentadas pela gestão da saúde pública. É evidente a necessidade de se aperfeiçoar a capacitação dos gestores na área da saúde, uma vez que o problema revela a baixa qualidade dos serviços prestados, e buscar nas esferas federais mais verbas para investir na área.

Caso eleita, quais serão suas realizações na área?

No meu governo será prioridade colocar o Hospital para funcionar oferecendo amplo e eficaz atendimento na rede pública de saúde. Vou implantar a Maternidade e o atendimento pediátrico, tão esperado pelas mamães, e equipar o hospital para realizar o procedimento de hemodiálise. Já tenho compromisso público do deputado federal Cezinha de Madureira, que se colocou à disposição para ajudar na busca de recursos necessários. Mas é importante ressaltar que a saúde demanda mais que um investimento financeiro maior, demanda também melhor gestão dos recursos nela aplicados. E por isso uma reestruturação do sistema de saúde também se faz necessário e urgente. Vou unificar e centralizar os atendimentos, buscar parceria público-privada para que o atendimento no Hospital seja realizado numa ala pelo sistema SUS e em outra por um plano médico. Chega de depender das cidades vizinhas. No meu governo não vou permitir isso. Vamos garantir aos iracemapolense direito a saúde.

Zé Antonio da Bruel

Zé Antonio da Bruel (Foto: Divulgação)

Zé Antonio da Bruel (Foto: Divulgação)

Qual sua avaliação sobre a saúde pública em Iracemápolis?

A saúde em Iracemápolis sofre de dois tipos de problema, um é muito semelhante ao que ocorre em todo o estado, que é a má utilização dos equipamentos, estive procurando junto ao TCE e vi que em quase 40% dos municípios do estado de São Paulo, estão com equipamentos novos sem poder ser utilizados. Infelizmente essa é uma realidade nossa, e pudemos ver isso há um tempo atrás no pronto socorro. O segundo ponto são os procedimentos de atendimento, entrega de medicação, marcação e remarcação de consultas, estão completamente desatualizados, nesse sentido nós paramos no tempo, precisamos e vamos modernizar esse segmento através da tecnologia. Também sofremos com a falta de fiscalização por parte da prefeitura, precisamos criar métodos para saber se o serviço dos médicos está sendo feito da forma correta, se os plantões estão sendo seguidos à risca e se a população está feliz com esse atendimento.

Caso eleito, quais serão suas realizações na área?

Primeiro passo, auditoria, vamos auditar o setor de saúde inteiro para entender onde estão localizados os problemas. Fica muito difícil dizer aqui atitudes certeiras a ser tomadas, se de fato não entendermos quais são os reais problemas da saúde, e se os recursos financeiros estão sendo utilizados corretamente, sei que tem muito problema camuflado. Vamos fazer um levantamento e definir prioridades. Uma atitude que também iremos tratar com carinho é ir buscar recursos para implantar novas unidades de saúde nos novos bairros e residenciais, a cidade está crescendo e a população precisa de uma unidade de saúde próxima de si. A tecnologia será uma das nossas maiores aliadas para a agilidade e eficiência no atendimento à população, ajudará também no trabalho de todos os profissionais do setor da saúde, quem ganhará com isso será o município e a população. Gestão eficiente e inteligente é o que fará a diferença!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.