Saúde pública em debate


Publicado em 9 de outubro de 2020

Na edição de hoje, trazemos em nossas páginas as propostas para a área de saúde das 5 candidaturas à prefeitura. Trata-se de uma das áreas mais sensíveis à população, e por isso umas das mais difíceis para um prefeito (a) administrar.

Em Iracemápolis, o setor é bem avaliado, fruto da dedicação de diversas administrações. Não é de hoje que o atendimento no Pronto Socorro é mais rápido que o de cidades vizinhas, e para comprovar basta perguntar à amigos de Limeira ou Piracicaba quanto tempo eles aguardam o atendimento onde moram.

Mas é claro que a área requer cuidados e investimentos constantes. Sobre isso, nos últimos anos, a prefeitura realizou ações que devem ser valorizadas. Entre elas, equipou, reformou e modernizou as três Unidades de Saúde em funcionamento. Uma quarta, a UBS do Aquárius, ficou parada por problemas de ordem jurídica, mas as obras para colocá-la em funcionamento se reiniciaram.

Também foram realizadas campanhas preventivas visando a qualidade de vida da população: contra câncer de mama, próstata, tuberculose, aids, hepatite, sífilis e outras, com a intenção de educar e promover a prevenção dessas doenças.

O prefeito Fábio Zuza fez a aquisição de novos equipamentos e veículos, além da reestruturação da sala para atendimento especializado no Pronto Socorro, com ampliação, compra de equipamentos e aumento da capacidade de atendimentos de urgência simultâneos, de 1 para 3.

Para enfrentar a covid-19, foi criado um Gabinete de Emergência com 22 profissionais da saúde. Por meio de decreto, Zuza também criou o Comitê Gestor do Plano de Prevenção em Saúde da Covid-19, com 13 profissionais áreas diversas, e uma sala no Pronto Socorro para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas respiratórios da doença. Por fim, criou um Ambulatório de Atendimento para atender o paciente com suspeita de coronavírus. Ainda sobre covid-19, a prefeitura informou que realizou a sanitização de diversos prédios públicos.

Também se destaca a realização de campanhas antirrábicas, com a vacinação de 4 mil cães e gatos. A prefeitura realizou, de 2017 a 2020, a castração de mais de 360 animais. Por fim, destaca-se a criação da Sala de Situação para fiscalização em terrenos para coibir dengue e animais peçonhentos.

Para os próximos anos, quais são as propostas do próximo prefeito (a)? É o que você, leitor e leitora do nosso jornal, pode conferir nas páginas desta edição.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.