Secretaria de Saúde confirma cinco casos de chikungunya

Casos são de novembro do ano passado, mas foram confirmados só agora


Publicado em 13 de janeiro de 2017

A Secretaria de Saúde confirmou cinco casos de chikungunya em Iracemápolis, sendo dois importados e três autóctones (contraídos na cidade). Na primeira semana de janeiro, eram seis os casos suspeitos da doença, todos provenientes de 2016.

No ano passado, no Estado de São Paulo, foram notificados 6.432 casos da doença, com a confirmação de 1.060 (importados e autóctones).

Chikungunya é uma doença grave transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite dengue, e vem fazendo vítimas pelo país. Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas e inchaço nas articulações de pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Os pacientes estão sendo monitorados. A Secretaria de Saúde vem desenvolvendo várias ações. Entre elas, estão o bloqueio (eliminação imediata de criadouros) e a busca ativa de novos casos. Na quarta e quinta desta semana, houve um trabalho de nebulização no bairro Lázaro Honório de Oliveira, considerado o que requer mais atenção no momento.

O coordenador de Saúde, Messias Humberto de Oliveira, afirma que as ações serão intensificadas e lembra a importância do trabalho conjunto entre Prefeitura e população. “É importante que a população continue colaborando e intensificando a eliminação de criadouros. Acabar com o Aedes é um desafio coletivo”, afirmou.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.