Segunda-feira é feriado


Publicado em 4 de setembro de 2020

O feriado da próxima segunda-feira, dia 7, comemora a Independência do Brasil. O dia celebra a emancipação brasileira de Portugal, ocorrida em 1822.

Os livros contam que o evento deu passos decisivos às margens do riacho Ipiranga, na cidade de São Paulo. Tornou-se conhecido o episódio do Grito do Ipiranga.

Parado às margens do rio, Dom Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para voltar a Portugal e se submeter ao rei europeu. Também recebeu outras duas, uma de José Bonifácio, que o aconselhava a romper com Portugal, e outra da esposa Maria Leopoldina, que advertia: “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece”.

Diante das circunstâncias, Dom Pedro tomou a decisão e disse a famosa frase “Independência ou Morte!”, rompendo laços políticos com os portugueses.

Logo após, no processo de emancipação, em 12 de outubro de 1822, foi aclamado Imperador com o título de D. Pedro I. Em dezembro daquele ano, foi coroado na Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo pelo bispo do Rio de Janeiro.

Vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente a Independência e sua chegada ao poder.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.