Serviços grátis essenciais para microempreendedores


Publicado em 19 de junho de 2015

A popularização da internet – e por consequência, de várias ferramentas online – trouxe várias facilidades para a vida das pessoas. Muitas dessas ferramentas são muito úteis para o cotidiano dos microempreendedores individuais (MEI), pessoas que precisam efetuar uma série de tarefas, não têm muita gente para ajudar nos afazeres e ainda contam com um orçamento limitado.

Empreendedorismo nas nuvens

Nem todo empreendedor, dependendo da área de atuação conhece o potencial da tecnologia. Hoje, nem o computador é tão necessário, já que os smartphones, até mesmo os mais básicos, têm capacidade técnica para executar milhares de aplicativos. Hoje, é possível encontrar ferramentas que ajudam a gerir a empresa, salvar arquivos na nuvem, fazer ligações e até fugir do trânsito. Tudo grátis. Conheçam algumas delas:

Para economizar com telefone

Para evitar as altas tarifas cobradas pelas operadoras de telefonia móvel, um dos caminhos é ter chips de várias delas. Uma maneira menos trabalhosa é baixar ferramentas como o Skype e o Viber. Com o primeiro, é possível fazer videochamadas gratuitamente, enquanto o segundo é mais focado em chamadas com áudio apenas. Ambos têm versões para computador e celular e são gratuitos, desde que a pessoa para quem você está ligando tenha um dos aplicativos instalado. Tanto o Skype quanto o Viber, por meio de créditos, permitem ligações para telefones fixos a custos mais baixos. Mas fique atento: se você vai usar algum desses programas no celular, é necessário que a conexão da internet esteja funcionando. Hoje com o apogeu dos smartphones muitas empresas aderiram também ao whatsapp, para envio de mensagens, orçamentos e recentemente para fazer ligações.

Para usar a computação em nuvem

Com a massificação do uso da internet, a chamada computação em nuvem – em que os arquivos ficam em servidores na web – também se popularizou. Agora, é possível acessar arquivos de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. São três os serviços mais usados: o OneDrive, da Microsoft, o Drive, do Google, e o Dropbox. É possível acessá-los tanto do computador quanto do celular.

Fonte: revistapegn.globo.com

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.