Setor esclarece sobre período de leitura da água


Publicado em 13 de agosto de 2021
Jacintho Franco de Campos explica que, independente da data do vencimento, os moradores devem sempre se atentar ao período da leitura. (Foto: Divulgação)

Jacintho Franco de Campos explica que, independente da data do vencimento, os moradores devem sempre se atentar ao período da leitura. (Foto: Divulgação)

Diante de questionamentos relacionados à leitura e data de pagamento da fatura das contas de água, o Departamento de Água e Esgoto esclarece sobre como funciona o procedimento com objetivo de promover a transparência à população. O servidor do setor Jacintho Franco de Campos explica que, independente da data do vencimento, os moradores devem sempre se atentar ao período da leitura que estará incluso na fatura.

Por exemplo, uma conta com vencimento em 15/09 teve seu período de leitura, como base, de 22/06 a 21/07. Esse período ocorre numa média de 30 a 40 dias. Muitos recebem a conta com vencimento dentro daquele mês, mas isso não indica que a leitura é do mês vigente e, sim, ocorreu em período anterior. “Estar atento a essa informação é muito importante para que não haja dúvidas”, destaca o servidor.

CAMPO OCORÊNCIA
Ele também orienta sobre fatores que podem influenciar na emissão da conta. Por isso, essas informações constam no campo “ocorrência”. Atualmente, são 16 situações e, entre elas estão: Normal, ligação sem hidrômetro, impossibilidade de leitura, casa em reforma, hidrômetro invertido, e outros. Para o setor, é fundamental que os moradores deem acesso ao hidrômetro para facilitar a leitura ou que se adequem ao novo padrão do SAE para, assim, facilitar a leitura adequada.

DÚVIDAS
Pessoas que tiverem dúvidas reclamações ou sugestões podem entrar em contato com o setor por meio do aplicativo E-Ouve e pelo e-mail [email protected].
Um pedido do departamento é que, ao procurar por atendimento, a população compareça de posse com toda documentação necessária, incluindo contas anteriores.

Os comentários estão desativados.