A simplicidade da vida transformada em palestra

Iracemapolense transforma a experiência de viver em outros países, principalmente nos do leste da África, em aprendizado para crianças e adultos


Publicado em 7 de novembro de 2014
Bruna durante viagem: experiência são passadas hoje a crianças e adultos (Foto: Arquivo pessoal)

Bruna durante viagem: experiência são passadas hoje a crianças e adultos (Foto: Arquivo pessoal)

É possível que crianças brasileiras conheçam como é a vida de uma criança que vive no Leste da África? Sim. A partir da experiência de uma iracemapolense que se dispõe a contar tudo que viu e viveu neste outro continente.

Após viver por nove meses em diversos locais do leste africano, Bella Bruna (Bruna Landgraff de Oliveira), reuniu um pouco de tudo que aprendeu e vivenciou e deu origem ao projeto que se chama “A vida: simples assim” onde ela compartilha com o público sua vivência e aprendizado, por meio de uma apresentação bastante descontraída e rica em conteúdo.

O início das palestras começou de forma despretensiosa. “Comecei na escola de uma comunidade onde prestava serviços em Minas Gerais. Depois fui aperfeiçoando e continuo melhorando sempre. Em Iracemápolis levei a palestra a escolas estaduais e municipais, catequeses, como também falei com adultos”, conta.

Bruna morou também em países da Europa, da América do Norte e da Ásia, mas é a experiência africana que leva para os eventos. “A principal intenção é compartilhar essas culturas e a simplicidade com a qual essas pessoas vivem. Falo sobre a alimentação deles, o meio de transporte, as escolas,os hábitos, entre outros assuntos, fazendo o paralelo com a nossa realidade local”, diz.

É inevitável, diante do material exposto, não refletir sobre a vida e sobre o que de fato é importante. Com seu modo simples de vida, os africanos ensinaram à ela que, para se viver, é preciso menos que muitos acreditam necessitar. “Eu não tento dizer que a maneira como temos vivido é errada devido às preocupações com consumo, por exemplo. Mas é comum que as pessoas, ao observarem a palestra, façam esse tipo de comentário e entendam que a simplicidade é diferente de pobreza. Os povos africanos que conheci vivem de forma simples, com riqueza em amor, alegria, respeito e bondade”.

Durante as quase duas horas de apresentação, são exibidos vídeos e fotos das viagens junto às suas várias histórias. “Uma coisa que também tem ficado marcante para as crianças é que não é preciso ir a um lugar distante para se fazer uma viagem. Digo que o importante é aprender algo novo e isso é possível até mesmo da viagem que se faz da escola até a casa delas”. E outra observação importante como ela relata é que “a África não está longe de nós; a realidade africana, da simplicidade, de pouca tecnologia digital e conforto existe no Brasil e até mesmo em Iracemápolis.”

Registro feito em uma escola após palestra “A vida: simples assim” (Foto: Arquivo pessoal)

Registro feito em uma escola após palestra “A vida: simples assim” (Foto: Arquivo pessoal)

PLANOS

As palestras começaram de forma inesperada eBellaBruna diz que tem gostado da experiência. Ela conta com ajuda de custo para ir até o local marcado. Atualmente diz que pensa em adquirir um micro-ônibus para transformá-lo em uma casa móvel. “Estou em Iracemápolis, mas pagando aluguel em Florianópolis. Comecei a receber os convites para as palestras e estou por aqui. Penso em viabilizar esse micro-ônibus para ter mais liberdade, expandir o projeto e levá-lo a outros locais com mais facilidade.”

Quem tiver interesse em convidá-la para palestras ou apoiar o projeto (doando um micro-ônibus, indicando lugares para realizar a apresentação, por exemplo) por favor, entrar em contato diretamente com ela pelo [email protected] ou pelo Facebook. A página do projeto é www.facebook.com/avidasimplesassimm e sua página pessoal é www.facebook.com/bella.bruna

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.