Sinal analógico de TV será desligado na próxima semana em toda a região

Desligamento será feito no dia 29


Publicado em 24 de novembro de 2017

O sinal analógico de televisão será desligado na próxima quarta-feira (29) em toda a região de Campinas (SP). O cronograma de desligamento de cada cidade foi definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Assim que o sinal analógico de televisão for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida e uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital aparecerá na tela da televisão.Para continuar a ver as imagens, os usuários que têm televisão analógica precisarão comprar um conversor e uma antena digital.

Os beneficiários inscritos no Cadastro Único como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica já estão recebendo do kits gratuitos, com antena e conversor.

MOTIVOS

O desligamento do sinal analógico será desligado a fim de expandir a oferta de internet 4G em todo o país. Segundo o site sejadigital, criado sob determinação da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) para esclarecimentos sobre o assunto, uma faixa de 700MHz será liberada para internet.

O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. E a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

A ANATEL explica que “a expansão do 4G em 700 MHz vai favorecer todo mundo, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade, além de melhorar a qualidade de som e imagem da televisão, que no sinal digital é maior.

Segundo a ANATEL até dezembro de 2018, mais de 1300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de televisão desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

Mais informações no site www.sejadigital.com.br.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.